sexta-feira, 14 de maio de 2010

A importância das tecnologias da informação e comunicação

"O uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da sala de aula pode evitar aquilo que mais desgasta o pessoal docente: a falta de motivação dos seus alunos!

Numa conversa recente, alguém que trabalha diariamente com alunos afirmava: "De novas tecnologias não percebo nada." A este comentário, impulsivamente, respondi: "Se não percebes, tens de perceber!". A forma como esta conversa prosseguiu não é para aqui importante, o que é fundamental é reflectir no porquê de, nos dias de hoje, ser indispensável a existência de uma relação íntima entre a escola e as tecnologias da informação e comunicação (TIC). 
Ao longo da História da Humanidade, há múltiplos exemplos que provam que a possibilidade de ter acesso rápido à informação é, do ponto de vista teórico, uma possibilidade de ter poder. Acredita-se hoje que o segredo das vitórias napoleónicas por toda a Europa se deveu à rapidez com que a informação circulava entre todos os envolvidos nas batalhas, graças a um sistema portátil de comunicação, por sinais visuais, que Napoleão tinha aperfeiçoado. Na guerra civil americana, sistemas parecidos foram também utilizados, com elevado sucesso. Quer queiramos quer não, a electricidade e a velocidade de acesso à informação passaram a ser indicadores fundamentais do desenvolvimento da sociedade.

Como podemos nós formar cidadãos responsáveis, críticos, criadores e transformadores da sociedade, se a educação não se adaptar às grandes mutações sociais, culturais e económicas criadas pela eclosão das novas tecnologias? A educação tradicional está, sem dúvida, cada vez mais divorciada das necessidades reais dos seus destinatários, na medida em que as economias transitaram de lógicas industriais para lógicas do saber. Uma vez que o mercado de trabalho necessita de mão-de-obra cada vez mais especializada no manejo dos sistemas de informação e de comunicação, é obrigação dos sistemas educativos atender a tal exigência, sob pena de ficarem totalmente obsoletos! 

O uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da sala de aula pode evitar aquilo que mais desgasta o pessoal docente: a falta de motivação dos seus alunos! Na verdade, todos sabemos que muitas vezes os assuntos abordados nas aulas não despertam interesse porque são apresentados de maneira muito formal e rígida, não deixando espaço ao trabalho autónomo ou de grupo, ao levantamento de hipóteses, à exploração. As novas tecnologias permitem que os alunos aprendam fazendo coisas, em vez de aprenderem ouvindo dizer como é que as coisas devem ser feitas. 

Note-se que a introdução das TIC no contexto escolar não tem sido fácil, não só porque existem sérios obstáculos em termos de espaço e funcionamento, mas também porque é exigido ao professor que repense e reorganize as suas estratégias. Enquanto no passado o professor detinha a autoridade da informação, com o novo sistema de ensino a sua autoridade passa a ser desafiada. Os alunos passam a ter a capacidade de procurar informação sobre vários assuntos, sendo, por isso, mais críticos e criativos! Este facto gera, por vezes, ansiedade e insegurança no pessoal docente! Estes sentimentos só poderão ser atenuados mediante a realização de mais formação neste âmbito e com a interiorização por parte dos professores da noção de que a era do "professor sábio" já faz parte do passado. 

Num mundo em que a informação abunda, o professor desempenha um papel determinante no sentido de ajudar os alunos a separarem o "trigo do joio", dado que ter acesso à informação não significa saber usá-la. Ajudar os alunos a perceber que muita da informação facilmente disponível não interessa, é ruído ou até enganosa, é algo fundamental nos dias de hoje.
Face ao exposto, poder-se-á concluir que na escola actual a não utilização das TIC é algo incompatível com as necessidades reais da sociedade moderna."

In:http://www.educare.pt/educare/Educare.aspx

2 comentários:

  1. Ora cá está mais uma das minhas grandes preocupações, agora que decidi não pedir adiamento e inscrever o João no 1º ano...
    E se o docente não estiver preparado para lidar com as tecnologias de apoio (TA) que ele precisará? Se não conseguir estimulá-lo na utilização destas TA, de forma a conseguir acompanhar o programa curricular como os outros alunos que não têm NEE? E isto não passa apenas pelo docente de Educação Especial, que estará com ele durante pouco tempo, mas principalmente pelo docente da sala do regular!
    Acho que para conseguirem estimular os alunos, o próprio professor tem que estar motivado para a utilização das TIC...

    ResponderEliminar
  2. Como compreendo a sua preocupação...infelizmente, digo eu...

    Vivemos numa sociedade egocêntrica e o retrato dessa sociedade está na Escola...Cada um olha para o seu umbigo...

    Enquanto não entendermos que só damos aulas porque existem alunos...enquanto não estimularmos cada criança como "ser" único e especial...algo vai mal na Educação do nosso País!!!

    ResponderEliminar