segunda-feira, 26 de abril de 2010

Café pode tratar crianças com hiperactividade

Hoje trago-vos um artigo publicado no site: http://www.cienciahoje.pt/ , mas que me deixa muitas dúvidas, até porque, na minha opinião, as quantidades de café teriam de ser elevadas para se aumentar os resultados com alguma relevância. No entanto, considero a investigação muito interessante e pertinente e estou curioso para saber os resultados... Sem mais "demoras" aqui vos deixo com o referido artigo:

"A ciência começa a reconhecer no café bebido com moderação um meio de prevenir doenças neuro-degenerativas, mas agora há quem queira testar as propriedades desta bebida para tratar crianças com hiperatividade e défice de atenção.

Um grupo criado em 2001 no Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, que tem vindo a estudar o efeito da cafeína como normalizador do funcionamento do sistema nervoso central, tenciona iniciar em Outubro um estudo de natureza clínica nas denominadas doenças do humor, e com crianças.

A população alvo escolhida é de crianças entre os nove e os 14 anos que apresentem défice de atenção e hiperactividade, aos quais normalmente se associam problemas escolares.

Estes investigadores julgam ter já descoberto “o alvo molecular que é actuado pela cafeína, que é o receptor da adenosina A2A”, o que pode abrir caminho ao desenvolvimento de fármacos mais selectivos, capazes de tratar aquele que é considerado “o maior problema de saúde do mundo ocidental”.

Em cooperação com investigadores de Barcelona, Espanha, que possuem larga experiência na avaliação deste tipo de crianças, o grupo liderado por Rodrigo Cunha está apenas dependente da aprovação das comissões de ética para dar início a esta nova linha de estudo.

O investigador explicou que serão administradas "cápsulas com uma libertação controlada de cafeína" para impedir ou diminuir a probabilidade de ocorrência de efeitos tóxicos nas crianças.

Testes em fases

Testes em voluntários não portadores da doença mostraram - segundo Rodrigo Cunha - que a administração dessa formulação “é inócua em termos de consequências para a saúde dos indivíduos”

Dados recolhidos pelos investigadores em modelos animais “mostram a eficácia consistente da cafeína em défice de atenção e hiperactividade”.

“Queremos fazer com todo o cuidado a introdução desta nova ideia e testar a sua aplicabilidade e eficácia, e fá-lo-emos de modo faseado. Grupos crescentes de crianças serão incluídos para testar o benefício do consumo de pequenas doses de cafeína”, salientou.

Fármacos selectivos

Para Rodrigo Cunha, este tipo de estudos “abre portas para que se venha a desenvolver fármacos mais selectivos e mais potentes do que a própria cafeína, que com doses muito mais baixas imitem o que de bom faz a cafeína sem eventuais problemas associados à toxicidade pelo consumo excessivo”.

A escolha das crianças para se submeterem ao estudo teve em atenção o facto de não fazer parte dos seus hábitos o consumo da cafeína, e assim se poder conseguir um maior rigor científico nos resultados da aplicação de doses controladas de cafeína.

Doenças psiquiátricas

“Estamos ainda numa fase experimental, mas surpreendentemente muito promissora”, observou, frisando que da sua equipa fazem parte 15 investigadores que se dedicam a tempo inteiro a estudar os efeitos da cafeína no sistema nervoso central.

Há linhas de investigação paralelas “que evoluem mais em doenças do âmbito psiquiátrico e outras em doenças do âmbito neurológico, e o que é gratificante verificar é que os mecanismos subjacentes a estas acções normalizadoras parecem ser semelhantes nas várias patologias”, concluiu Rodrigo Cunha."

4 comentários:

  1. Não é a primeira vez que ouço esta questão. Investigações são sempre pertinentes...Contudo, falta mais qualquer coisa!!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo...Esperemos para ver...Aguardo com expectativa.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. o café não pode ser patenteado. Isto não vai dar em nada. O valium contém uma molécula baseada na vitamina b3, mas como as vitaminas não podem ser patenteadas, inventou-se um químico semelhante à b3 e voilá, toca a vender! O mundo está minado de interesses, não vale a pena, será que ainda vamos a tempo de mudar?
    Excelente espaço! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Paulo, concordo plenamente...até pelas quantidades enormes que seriam necessárias...

    O Mundo está cheio de interesses, mas também cheio de pessoas com vontade de mudar...Por mim continuarei a lutar no dia-a-dia para ir "provocando" mudanças...

    Obrigado pela sua visita e pelo elogio...

    Abraço

    ResponderEliminar