sexta-feira, 30 de abril de 2010

Toda Criança é Única - Caminhos para a Inclusão / parte I

Olhar para cada criança como um ser único e cheia de potencialidade é um dos meus objectivos enquanto professor, mas acima de tudo enquanto cidadão...

Dói-me o coração quando ouço alguém a dizer que aquele menino faz tudo mal ou quando vejo/ouço pessoas a dizerem coitadinho. Essas crianças têm muito potencial, compete-nos a nós descobri-lo e trabalhá-lo...

Ontem durante uma Formação (excelente, digo eu) foi-nos permitido visualizar um vídeo intitulado Caminhos para a Inclusão, onde eram retratadas quatro práticas...Diferentes entre elas, mas em cada uma existia um "compromisso" de Toda a comunidade educativa perante as crianças...ComTodas as crianças e não exclusivamente com as crianças com Necessidades Educativas Especiais...Até porque TODOS NÓS TEMOS NECESSIDADES ESPECIAIS!!!

Por último gostaria apenas de dizer que a criança com necessidades educativas especiais é uma CRIANÇA!!! Uma criança que tal como outra qualquer tem sentimentos, necessidades, pontos fracos, pontos fortes...Por isso respeitem cada criança como um ser especial que é...Valorizem a individualidade como potencializadora de dinâmicas para o grupo...

Este vídeo não foi o que visualizámos durante a formação, mas é igualmente interessante...

8 comentários:

  1. Como te compreendo...faz aflição como não se conseguem ver potencialidades só as dificuldades!!E como cada ser é único!
    Fixe o texto e muito bom o video!Grandes Lições!!! Claro a importância da inclusão desde a pré!!!E a grande verdade de que as oportunidades são iguais para todos com flexibilidade para as capacidades de cada um!Boas experiências e boas práticas em JI!!!
    Anseio pela parte II!( Já fui bisbilhotar!!)
    Lidar com a diferença passa pelas atitudes dos educadores(mediadores)que acreditem!!
    Quanto à formação...bem, altas expectativas...espero estar à altura!!!:0)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amiga pelos elogios...Fico sem palavras...

    O texto é um desabafo...uma esperança...um sonho!!!

    É importante mudar atitudes e mentalidades para realmente obtermos uma real inclusão!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá "Queridos Amigos", desculpem o "abuso", mas é a minha reacção de mãe, à vossa entrega, à vossa forma de ver a diferença tão claramente explicita em poucas palavras.
    Nelson, não perca a fé, não perca a esperança. È preciso mudar mentalidades sim, muitas mesmo, mas gota a gota a àgua vai seguindo o seu curso, não desespere com a lentidão... A nossa esperança são voces e não são sonhos, são realidades vísiveis no dia a dia de cada uma das crianças que vão passando por vós.
    No fundo sei bem que a vossa fé estará sempre lá até ao fim... Existem almas que nasceram com esta missão.
    Forte abraço, muita admiração e respeito desta mãe de uma "especialidade de menino"

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristina!

    Não é abuso nenhum, nós sentimos a falta dos seus comentários :)são de tamanha sinceridade e pertinência que nos "renovam" forças...

    Quanto à fé e à esperança ela estará cá sempre para lutar e conseguir muitas vitórias...

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Nelson:
    Para ti pouco mais tenho à acrescentar. Estamos em sintonia. Acreditamos que o caminho para a inclusão se faz todos os dias e que ele é possível apesar de tantas lutas diárias, mas acredito...
    Quanto à Cristina, como diz o Nelson, é bom ler os seus comentários. Fazem-nos bem à nossa sanidade mental,porque às vezes, pelo menos eu,pareço que falo uma língua pouco perceptível...Mas felizmente são colegas fantásticos e "especialidades de mães" como a Cristina com os filhos maravilhosos como o Vasco que nos fazem acreditar!!!
    PS - Adorei a expressão "queridos amogos"...se soubesse o sabor terapêutico que esse elogio tem!!! Faz-me sentir priveligiada ser tratada dessa forma por uma mulher como a Cristina!!!Um grande obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Como sentimos realizados a cda inclusao bem sucedida.Que multos sejam sensibilizados neste processo,procurando corrigir erros do passado e crescer no progresso sucessivo das gerações futuras.Postei o video no www,futurotaqui.blogspot.om do meu aluno PC que tanto enriquece nossas vidas.Á este gerenciador deste blog um abraço fraterno e sempre no dinamismo do processo iclusivo.Adoro passear por aqui.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelos elogios Eliane.

    Grande abraço

    ResponderEliminar