segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CICLO LUSO-ESPANHOL Conferências sobre Educação Inclusiva - 3º Sessão


Durante a tarde de hoje (11-10-2010), decorreu na Universidade Lusófona de Lisboa, a 3.ª sessão do Ciclo Luso-Espanhol de Conferências sobre Educação Inclusiva.

A sessão de hoje contava como conferencistas com o Professor Doutor David Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e com a Professora Doutora Pilar Sarto, da Universidade de Salamanca.

Com uma apresentação intitulada de "Formación del Profesorado para la Inclusión - Experiencias de formación del profesorado en Inclusión", a Doutora Pilar iniciou a sua palestra fazendo uma breve abordagem histórica sobre os processos que decorreram até aos dias de hoje. Focou essencialmente a Escola Integradora e a Escola Inclusiva, de modo a realizar uma comparação sobre os pressupostos presentes em cada um dos processos.

Importa referir que a o ideal da Escola Inclusiva se foca numa filosofia de uma "Escola para Todos" e onde todos os agentes sociais possuem um papel activo em todo o processo ensino-aprendizagem.

A oradora mostrou-nos algumas conclusões da investigação INICO - FEAPS (2009) onde é bem visível que a "Escola teria de se reconstruir". 
  • Teriam de se reduzir barreiras;
  • Teriam de se trabalhar novos valores;
  • Teriam de se utilizar novas estratégias educativas;
  • Teria de haver mais reflexão por parte dos professores;
  • Teria de se envolver mais a comunidade (principalmente as famílias;

Durante a sua apresentação foram-nos apresentadas algumas conclusões de uma investigação: "Formação de Professores em Salamanca e Costa Rica", onde se pretendiam desenvolver práticas de acordo com os pressupostos da Escola Inclusiva.

Importa referir que cada Escola tem características específicas e que o processo de Inclusão deve respeitar as diferenças existentes em cada um dos locais. Essas características estão ligadas ao meio envolvente de cada Escola, à comunidade educativa, aos alunos e suas famílias, ao tipo de estratégias utilizadas por cada docente e ao tipo de projectos que cada   Escola dinamiza.

Importa ainda referir que para que a Inclusão tenha sucesso deve existir uma boa organização da escola, da equipa educativa e depende da liderança institucional. 

A comunicação entre todos os agentes sociais é fundamental em todo o processo. A reflexão dos professores, realizada em conjunto com os seus pares e de forma individual é também outro dos factores importantes em todo este processo. Uma vez que o diálogo reflexivo com colegas sobre as suas práticas, medos, inseguranças e angústias irá trazer benefícios no crescimento individual em prol dos alunos.

De seguida foi a vez do Professor Doutor David Rodrigues iniciar a sua palestra intitulada de "Inclusão e Formação de Professores: como se reformam os reformadores?"

O orador referiu algumas mudanças que têm acontecido na Escola em Portugal e ao nível da Educação Especial. Depois de mostrar algumas dessas reformas, o Professor David questionou os presentes "se essas mudanças tinham sido avaliadas"?!? Afirmando que aqui se centra uma das questões-chave da Educação...Mais do que implementar novas reformas é necessário avaliá-las, reflectindo qual sobre o impacto dessas mudanças no sistema educativo e se são ou não positivas.

Alertou que é necessário investir nos professores, dar-lhes a importância devida uma vez que estes têm um papel fundamental na Educação...tal como foi afirmado, no dia 5 de Outubro de 2010, em comunicado da ANDEE: "De todos os recursos que a Educação necessita, os professores são certamente os mais valiosos e decisivos. Passa por eles a parte mais significativa do processo educativo não só no que respeita à aquisição de conhecimentos e saberes pelos alunos mas também a aquisição de valores humanos essenciais para a sua intervenção e participação, num mundo em crescente complexidade e acelerada mudança."(http://gritodemudanca.blogspot.com/2010/10/dia-mundial-dos-professores-5-de.html)

A Educação Inclusiva mudou alguns paradigmas, um deles é a "procura do sucesso para todos", uma vez que todos têm direito a ter sucesso e compete-nos a nós, enquanto docentes, promover uma igualdade de oportunidades na procura por esse sucesso. 

Deve haver a diferenciação do currículo e de estratégias, métodos activos, expressivos...E aqui o orador lançou mais uma questão retórica para os presentes, em jeito de provocação: "Quem disse que é melhor aprender sentado?"...

Foi referida a importância da necessidade de existir gestão de grupos, durante a formação inicial, sendo esta uma falha que ocorre, em muitos locais...É-nos ensinado a falar para a turma como um "grande aluno" quando na realidade as turmas que temos possuem vários grupos e temos de aprender a gerir cada um desses grupos. Os professores devem estar preparados para a realidade actual.

O Professor Doutor David Rodrigues alertou ainda para a importância da Reflexão..."O professor como estudante da sua própria acção"...A reflexão individual e posterior diálogo com os seus pares serve para crescermos como profissionais, bem como para melhorarmos práticas em prol do desenvolvimento de cada criança.

Importa ainda referir que cada Professor possui um compromisso, mas que para esse compromisso seja levado a "bom-porto" tem de haver total envolvência em todo este processo.

Terminaria este resumo com a mesma citação que o Professor David Rodrigues terminou a sua apresentação: 

"Ensinar é "agir na urgência e decidir na dúvida"

P.Perrenoud, 1999




Esta foi mais uma excelente iniciativa da Pin-ANDEE, que está de parabéns, pela excelente reflexão que nos proporcionou...A forma activa e a dinâmica utilizada em cada iniciativa é de louvar e merecem todos os meus elogios.

4 comentários:

  1. Excelente. Obrigada Nelson pelo resumo. Obrigada a todos os que acreditam que a Inclusão é possivel e que vão partilhando e dando visibilidade às práticas reais. Das que se fazem diariamente.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu Elvira!!!Acreditando e fazendo a diferença no dia-a-dia...nunca desistir e construir o caminho...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Nelson! Uma excelente síntese de duas excelentes comunicações.
    A INCLUSÃO é um caminho que não é linear, ainda é muitas vezes atribulado, mas é preciso acreditar que este é o caminho certo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel!

    Muito obrigado pelo elogio...e concordo plenamente com o teu comentário, o acreditar no "compromisso" é essencial...abraço

    ResponderEliminar