Dois programadores informáticos australianos, ambos cegos, desenvolveram um leitor de ecrã gratuito, que permite a fácil utilização do computadores a pessoas com pouca visão ou cegueira.
A aplicação também está disponível em português.
A aplicação, chamada NonVisual Desktop Access (funciona apenas em Windows), é, para além de gratuita, de código-fonte aberto, o que significa que pode ser alterada por qualquer pessoa com os conhecimentos técnicos suficientes.
Uma voz sintetizada lê as palavras à medida que o cursor passa por elas. Para quem não utiliza esta tecnologia isto significa que ao passar o cursor sobre um ficheiroou texto, faz com se ouça o nome desse ficheiro. O mesmo acontece com os menus do sistema operativo ou das diferentes aplicações que o utilizador tenha abertas.
A aplicação tem também integrada uma forma de assinalar a posição do cursor, ao emitir um som cada vez mais agudo à medida que o cursor se aproxima do topo do ecrã.
O programa pode ser gravado e usado directamente a partir de uma pen USB. Não é por isso necessária a instalação no computador. Assim pode ser utilizado em computadores públicos, onde não seja possível instalar software, como acontece em escolas, por exemplo.
Um grupo de voluntários fez a tradução do NonVisual Desktop Access para mais de 20 línguas, entre as quais o português (do Brasil e de Portugal).
O projecto não tem fins lucrativos.
Conseguiu apenas um apoio financeiro da Fundação Mozilla, a organização por trás do browser Firefox.
A aplicação pode ser descarregada em http://www.nvda-project.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário