domingo, 24 de outubro de 2010

"Peniche para Todos"- Acessibilidades e Mobilidade para Todos

No passado dia 20-10-2010, pelas 15:00 teve lugar a Conferência Internacional de Acessibilidades e Mobilidade para Todos, com entrada livre, onde para além do staff e técnicos da Câmara Municipal de Peniche, bem como o seu Presidente – Dr. António José Correia, do Gabinete de Mobilidade desta autarquia, na pessoa da Eng.ª Florinda Monteiro, a Coordenadora dos Planos de Promoção da Acessibilidade de Peniche – Eng.ª Paula Teles e a sua Equipa Técnica, a Chefe da Divisão do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento do INR – Dra. Rita Vilhena, a Assessora do Presidente da Câmara Municipal de Pontevedra – Galiza – Maria Carme da Silva Méndez, operadores imobiliários, operadores turísticos e munícipes em geral.

Neste evento a CMP recebeu, da parte da Engª Paula Teles e da sua Equipa Técnica, o estudo das acessibilidades a implementar no conselho de Peniche, bem como todos os pontos críticos do mesmo, de forma a tornar a frase “Peniche para todos” uma realidade consolidada, onde num universo populacional de 27.000 munícipes, 16.200 têm mobilidade reduzida.

Mais uma vez, Peniche deu neste evento um grande exemplo de Boas Práticas, de Cidadania à semelhança de outras autarquias pelo país fora, de forma a tornar esta cidade acessível para todos, no ano Europeu de combate à Exclusão Social, numa sociedade que se quer consolidada na Inclusão, Integração e Respeito por cada um, nas suas várias e diversas diferenças e limitações.

Parabéns à Eng.ª Paula Teles e a toda a sua Equipa pelo seu contributo, percorrendo 76 kms dentro do Concelho de Peniche identificando cada uma das barreiras e propondo as soluções mais adequadas para toda e cada uma das situações com que se defrontaram.

Parabéns à CMP por mais uma vez abrir as suas portas ao bem estar dos seus munícipes e à população em geral, dando um exemplo de cidadania, solidariedade e respeito por todos, porque o todo representa a diversidade da sociedade que necessita urgentemente de ser valorizada, reconhecida e respeitada pelo que é e pelo enriquecimento que dá a ela própria, proporcionando uma simbiose de aprendizagem, boas praticas, e bem viver e conviver na sua diversidade.

Que “Peniche para todos” seja de facto uma realidade consolidada, num médio-longo prazo, uma herança que se começa agora a investir, ensinando na idade precoce, para se proporcionar conforto, adaptabilidade e solidariedade na idade sénior e a todos os que vem a sua vida limitada ou condicionada de alguma forma. Que este possa ser um valiosíssimo legado para as gerações futuras, nomeadamente para as crianças de hoje, que serão amanhã os adultos que em Peniche continuarão o trabalho que nesta data começou, pois Peniche é de facto para todos! O planeta é mesmo de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário