Durante uma das minhas "viagens" encontrei este post com um conjunto de actividades bastante interessantes...Aqui fica...
Proponha as crianças a observar todas as outras crianças. Todos nós somos diferentes. De seguida, apagamos a luz da sala e ficamos as escuras e pergunte: “E agora quão diferente somos?”
Tornar-se uma pessoa diferente
Pergunte às crianças se uma pessoa se torna diferente nas seguintes situações:
- Uma pessoa com um braço novo.
- Uma pessoa com uma peruca.
- Uma pessoa com dentes novos.
- Uma criança com um novo irmão ou irmã.
- Uma pessoa com um novo coração.
- Uma criança que não ouve.
E se...
Pergunte às crianças se acham que se tivessem um corpo diferente as coisas que se seguem seriam diferentes ou não seriam diferentes
- Os teus sentimentos?
- O teu sorriso?
- Os teus pensamentos?
- As tuas histórias?
- Os teus amigos?
Sentir: Deficiência Visual.
Materiais: vendas ou lenço para tapar os olhos.
Divida as crianças dois a dois. Cada dupla recebe um lenço. Uma das crianças tapa os olhos ao outro. A que tem a venda ou o pano deverá fazer o papel de um deficiente visual e o outro será o seu condutor. A criança que conduz a outra deverá tomar cuidado para que o outro não choque em nada nem se magoe. Peça para que eles andem um pouco num ritmo lento e, progressivamente, que aumentem o ritmo da caminhada no espaço. Após alguns minutos, peça para as duplas inverterem os papéis.
Variante: Reunir as crianças num espaço que ofereça segurança. Propõe-se jogar com um balão de olhos fechados.
Sentir: Deficiência na fala
Materiais: Vinhetas de BD ou pequenas histórias e fita-cola.
Separe as crianças em pares. Um elemento do par recebe uma pequena história ou vinheta de BD e peça que leiam.
Após isso, esse elemento deverá contar a história, sem usar nenhuma palavra, com apenas os gestos e o corpo. O outro tentará descobrir a história.
Utilize fita-cola para colar sobre a boca das crianças, assim fica mais difícil de esquecerem que não podem falar, e fica bem mais divertido.
Após um tempo inverta os papéis e, quando todos tiverem terminado, pergunte quais foram as maiores dificuldades e como eles se sentiram sobre tudo isso.
Sou asas. Marta Morgado
Este não é apenas o primeiro dia de aulas da Joana, é também o dia em que toma contacto pela primeira vez com a língua gestual e com outros surdos.
Sentir: Hiperatividade e déficit de atenção
Material: Jornais
Deixe alguns jornais espalhados pela sala e peça para que as crianças circulem entre eles, mencione uma figura ou palavra escrita em letras grandes que esteja presente em um dos jornais, as crianças devem encontrar a figura ou a palavra e se aglomerarem todas em cima do jornal.
Jogo de balões
Divida as crianças em duplas e dê para cada dupla um balão. Peça que joguem uns para os outros, mas com algumas limitações. Peça que joguem sem usar as mãos e os pés, somente os cotovelos, joelhos e outras partes do corpo.No final da dinâmica, fale de como é difícil fazer certas coisas com algumas limitações e valorizar aqueles que batalham para conseguir isso.
Delicioso, não é mesmo? E há quem diga que as coisa simples não resultam.
ResponderEliminarBjs
A simplicidade origina grandes gestos, boas práticas...:)
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