quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Contos e Histórias...um Mundo de Magia...

Depois de um conselho dado por uma amiga, visitei este blogue: http://neetrissomia.wordpress.com/contos-e-historias/ e achei muito interessante, tendo algum material que achei importante partilhar...

"Em crianças e jovens com graves perturbações na oralidade, são desenvolvidos meios aumentativos de linguagem/comunicação, que poderão ser gestos, símbolos, fotografias, histórias ou outros, cuja finalidade é permitir uma comunicação o mais eficaz possível, dentro das suas capacidades.


Actualmente existem livros de histórias que são adaptados com símbolos pictográficos de comunicação.

Os profissionais dedicados à educação especial exigem material de apoio que permita tornar a leitura mais acessível a crianças com problemas do desenvolvimento.

Esta iniciativa tenta aproximar e estimular o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas.

Os destinatários destes livros são pessoas com necessidades específicas: atraso global do desenvolvimento, perturbações específicas da linguagem (PEL), paralisia cerebral (PC), perturbações do espectro do autismo, dificuldades de aprendizagem, ou seja, utilizadores ou potenciais utilizadores da Comunicação Aumentativa.

A leitura apoia-se, para além do texto e da ilustração, num sistema gráfico de comunicação utilizado internacionalmente – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson). Este sistema baseia-se em imagens (pictogramas) muito simples, acompanhadas da palavra escrita, referente ao seu significado."

Como tal durante alguns dias, deixarei aqui o link para verem algumas histórias "que poderão ser utéis na sua prática pedagógica, estas poderão ser um instrumento muito benéfico, que permitirá explorar diversos temas junto das crianças com NEE."

Aqui fica a primeira história que se chama: Ler é divertido




Sem comentários:

Enviar um comentário