sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sensibilizar para a Diferença




Durante uma das minhas "viagens" encontrei este post com um conjunto de actividades bastante interessantes...Aqui fica...


Proponha as crianças a observar todas as outras crianças. Todos nós somos diferentes. De seguida, apagamos a luz da sala e ficamos as escuras e pergunte: “E agora quão diferente somos?”

Tornar-se uma pessoa diferente

Pergunte às crianças se uma pessoa se torna diferente nas seguintes situações:
  • Uma pessoa com um braço novo.
  • Uma pessoa com uma peruca.
  • Uma pessoa com dentes novos.
  • Uma criança com um novo irmão ou irmã.
  • Uma pessoa com um novo coração.
  • Uma criança que não ouve.
E se...

Pergunte às crianças se acham que se tivessem um corpo diferente as coisas que se seguem seriam diferentes ou não seriam diferentes
  • Os teus sentimentos?
  • O teu sorriso?
  • Os teus pensamentos?
  • As tuas histórias?
  • Os teus amigos?
Sentir: Deficiência Visual.

Materiais: vendas ou lenço para tapar os olhos.

Divida as crianças dois a dois. Cada dupla recebe um lenço. Uma das crianças tapa os olhos ao outro. A que tem a venda ou o pano deverá fazer o papel de um deficiente visual e o outro será o seu condutor. A criança que conduz a outra deverá tomar cuidado para que o outro não choque em nada nem se magoe. Peça para que eles andem um pouco num ritmo lento e, progressivamente, que aumentem o ritmo da caminhada no espaço. Após alguns minutos, peça para as duplas inverterem os papéis.
Variante: Reunir as crianças num espaço que ofereça segurança. Propõe-se jogar com um balão de olhos fechados.

Sentir: Deficiência na fala

Materiais: Vinhetas de BD ou pequenas histórias e fita-cola.

Separe as crianças em pares. Um elemento do par recebe uma pequena história ou vinheta de BD e peça que leiam.
Após isso, esse elemento deverá contar a história, sem usar nenhuma palavra, com apenas os gestos e o corpo. O outro tentará descobrir a história.
Utilize fita-cola para colar sobre a boca das crianças, assim fica mais difícil de esquecerem que não podem falar, e fica bem mais divertido.
Após um tempo inverta os papéis e, quando todos tiverem terminado, pergunte quais foram as maiores dificuldades e como eles se sentiram sobre tudo isso.

Sou asas. Marta Morgado
Este não é apenas o primeiro dia de aulas da Joana, é também o dia em que toma contacto pela primeira vez com a língua gestual e com outros surdos.

Sentir: Hiperatividade e déficit de atenção
Material: Jornais

Deixe alguns jornais espalhados pela sala e peça para que as crianças circulem entre eles, mencione uma figura ou palavra escrita em letras grandes que esteja presente em um dos jornais, as crianças devem encontrar a figura ou a palavra e se aglomerarem todas em cima do jornal.

Jogo de balões
Divida as crianças em duplas e dê para cada dupla um balão. Peça que joguem uns para os outros, mas com algumas limitações. Peça que joguem sem usar as mãos e os pés, somente os cotovelos, joelhos e outras partes do corpo.No final da dinâmica, fale de como é difícil fazer certas coisas com algumas limitações e valorizar aqueles que batalham para conseguir isso.

2 comentários:

  1. Delicioso, não é mesmo? E há quem diga que as coisa simples não resultam.
    Bjs

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  2. A simplicidade origina grandes gestos, boas práticas...:)

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