No post "Bullying pode dar prisão se o agressor tiver mais de 16 anos", lançado no dia 29/10/10 afirmei que haveria outras medidas que no meu entender eram primordiais antes desta ser tomada...Aquilo que vou escrever hoje não varia muito em relação a outros posts que já escrevi sobre o mesmo tema, mas nunca é demais reforçar...
Bem sei que o País se encontra em contenção, que estamos em crise... Mas existem áreas com as quais não podemos "brincar"...e é isso que se vem fazendo na área da Educação, para já não falar na área da Saúde...
O Bullying não é um fenómeno novo nas Escolas...Não era tão divulgado...Senão vejamos a definição:
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
Não quero dizer com isto que não devemos estar atentos...muito pelo contrário...na minha opinião devemos apostar na prevenção deste tipo de acontecimentos...como?!?
Na minha opinião um dos factores primordiais na prevenção de casos de Bullying é o diálogo...o diálogo entre Escola e Família...e toda a comunidade educativa...Porquê?!? Porque este é uma das principais causas para que estes casos passem despercebidos...Esta falta de diálogo causa instabilidade na Escola, em casa e na própria criança...Na grande maioria dos casos que ocorrem os sinais de alerta são "ignorados", na maioria das vezes de forma inconsciente, por todos os agentes...
Outra medida que penso que poderia resultar nas nossas Escolas, de forma positiva, era a dinamização dos intervalos ficar a cargo de Animadores Sócio-Culturais...Com uma articulação entre Professores e Animadores poderiam ser criadas actividades que fomentassem uma melhor socialização entre pares para dessa forma se promover uma inclusão efectiva de todas as crianças...
Uma outra alternativa passaria pela responsabilização e colaboração das próprias crianças/jovens...Ao fazer com que os alunos mais velhos fossem tutores dos mais novos...Por exemplo, cada aluno do quarto ano de escolaridade teria de ser "padrinho" de um aluno do primeiro ano...E essa função passaria por dar a conhecer a escola, acompanhá-lo nos recreios (principalmente no início do ano), entre outras actividades...É claro que também aqui teria de haver um esforço por parte dos Professores que teriam de realizar uma forte sensibilização junto de todos os alunos...
Um outro facto que considero importantíssimo é a sensibilização junto de toda a comunidade educativa...Sensibilizar e consciencializar toda uma Sociedade, não só para este "problema"...Importa formar de forma a reflectir sobre a forma de intervenção e estratégias educacionais mais eficazes...
A ligação entre todos os agentes é um factor essencial em todo o processo educativo...Relembro apenas que "fechar os olhos" perante os primeiros sinais também é uma atitude negligente e também deveria ser punida...
Não quero dizer com isto que não devemos estar atentos...muito pelo contrário...na minha opinião devemos apostar na prevenção deste tipo de acontecimentos...como?!?
Na minha opinião um dos factores primordiais na prevenção de casos de Bullying é o diálogo...o diálogo entre Escola e Família...e toda a comunidade educativa...Porquê?!? Porque este é uma das principais causas para que estes casos passem despercebidos...Esta falta de diálogo causa instabilidade na Escola, em casa e na própria criança...Na grande maioria dos casos que ocorrem os sinais de alerta são "ignorados", na maioria das vezes de forma inconsciente, por todos os agentes...
Outra medida que penso que poderia resultar nas nossas Escolas, de forma positiva, era a dinamização dos intervalos ficar a cargo de Animadores Sócio-Culturais...Com uma articulação entre Professores e Animadores poderiam ser criadas actividades que fomentassem uma melhor socialização entre pares para dessa forma se promover uma inclusão efectiva de todas as crianças...
Uma outra alternativa passaria pela responsabilização e colaboração das próprias crianças/jovens...Ao fazer com que os alunos mais velhos fossem tutores dos mais novos...Por exemplo, cada aluno do quarto ano de escolaridade teria de ser "padrinho" de um aluno do primeiro ano...E essa função passaria por dar a conhecer a escola, acompanhá-lo nos recreios (principalmente no início do ano), entre outras actividades...É claro que também aqui teria de haver um esforço por parte dos Professores que teriam de realizar uma forte sensibilização junto de todos os alunos...
Um outro facto que considero importantíssimo é a sensibilização junto de toda a comunidade educativa...Sensibilizar e consciencializar toda uma Sociedade, não só para este "problema"...Importa formar de forma a reflectir sobre a forma de intervenção e estratégias educacionais mais eficazes...
A ligação entre todos os agentes é um factor essencial em todo o processo educativo...Relembro apenas que "fechar os olhos" perante os primeiros sinais também é uma atitude negligente e também deveria ser punida...
Sem duvida boas ideias. Toda a resposta parte obviamente de mais RELAÇÃO entre casa e familia. Todos os agentes educativos têm q estar envolvidos. Onde é q já ouvi um ditado q para educar uma criança é preciso toda uma aldeia...? A ideia de aldeia é toda a comunidade. Todos nós sem excepção!
ResponderEliminarObrigado Elvira pelos teus comentários sempre pertinentes...
ResponderEliminarE claro por tudo que sempre ensinaste ;)
Grande Abraço
Aprendizagem mutua!!!:)
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