sábado, 27 de novembro de 2010

Ciclo de Sábados: "Falando com quem faz: Matrizes Curriculares"


Decorreu este sábado, dia 27/11/2010, mais uma sessão do Ciclo de Sábados: "Falando com quem faz"...O tema abordado durante esta sessão foi “Matrizes Curriculares”  e a dinamização esteve a cargo das Docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Vasco Santana.
As dinamizadoras começaram por realçar que esta partilha é resultado de um excelente trabalho de cooperação entre todos os agentes educativos do referido agrupamento...Sem esquecer o suporte que a sua direcção dá para a realização do trabalho que é efectuado no dia-a-dia.

A cooperação entre todos os intervenientes tem um grande objectivo...Os alunos...E o trabalho de Todos é realizado tendo em vista o desenvolvimento de cada criança/jovem.

Um outro aspecto que a mim me parece fundamental é o diálogo...E isso foi referido pelas dinamizadoras...As famílias, docentes, assistentes operacionais e elementos da direcção estão sempre em comunicação para efectuarem uma articulação mais eficaz em prol dos alunos.
De seguida, apresentaram o seu modelo de Matriz Curricular...Modelo esse que resulta de  várias reflexões em equipa e de uma prática diária sempre em articulação com os educadores/professores do regular. 

As boas práticas foram motivo de reflexão e debate ao longo de toda a manhã, servindo desse modo para crescermos tanto a nível profissional, como pessoal...

Desta sessão  saímos todos com uma certeza...É importante continuarmos a lutar e a trabalhar por uma Escola de e para Todos...Ainda há muito para fazer, novos desafios estão no caminho e só com a articulação, diálogo e entreajuda entre todos os agentes educativos será possível superar desafios/obstáculos que forem surgindo...

O próximo sábado já decorrerá em 2011, no dia 15 de Janeiro, e a dinamizadora será a Dr.ª  Sofia Santos que abordará o Tema: “A funcionalidade na Dificuldade Intelectual: Escala de Comportamento Adaptativo”...

Para quem queira efectuar a inscrição nas próximas sessões do "Ciclos de Sábados: Falando com quem faz", poderá fazê-lo através do seguinte endereço:

E o endereço para consultarem o programa:

1 comentário: