Nos próximos dias 26 e 27 de Novembro de 2010 irá decorrer um Curso Básico sobre Perturbações do Desenvolvimento Infantil, no Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Com uma carga horária de, aproximadamente 14 horas, serão abordados, ao longo do Curso, os principais aspectos clínicos (nosológicos e nosográficos) relacionados com as perturbações desenvolvimentais mais prevalentes.
Sempre que possível e justificado, as comunicações serão complementadas com a apresentação de histórias clínicas de casos paradigmáticos. Irão ser visionadas, também, curtas vídeo-gravações demonstrativas de diversos comportamentos, susceptíveis de serem integrados (ou não) nos critérios nosológicos das diferentes Perturbações do Desenvolvimento.
Os participantes formalmente inscritos no Curso poderão aceder aos conteúdos das comunicações (por razões de ordem ética, excluir-se-ão as fotografias e outro material iconográfico).
As receitas obtidas com a realização deste Curso serão destinadas à dinamização do Projecto efeito D, que é uma nova marca de peças de design. É uma marca que, além de nova, é diferente de tudo aquilo que conhecemos. Criada à luz de visões diversas de um conceito comum, inspira-se em pessoas diferentes, pessoas com Síndrome de Down, por exemplo.
Síndrome de Down - ou Trissomia 21 - é um distúrbio causado pela presença de um cromossoma 21 extra, total ou parcialmente, no código genético do ser humano. E da mesma forma que esta ligeira alteração genética cria pessoas diferentes das outras, também uma pequena alteração no código da palavra defeito encontra uma materialização nova, positiva e inspiradora. Defeito torna-se efeito D.
Assumindo o design como ferramenta capaz de reproduzir esta distinção, o efeito D desafiou designers portugueses e estrangeiros a projectar objectos que incorporassem no seu código genético uma diferença que os tornasse únicos, originais e apetecíveis para os consumidores.
O objectivo da marca, além de dar uma visibilidade sem precedentes a esta causa, é o de criar uma fonte de rendimento susceptível de financiar e desenvolver as actividades da APPT21 (Associação Portuguesa de
Portadores de Trissoma 21).
Programa:
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010
8:30hs – Abertura do secretariado
9:00 - 9:15hs - Cerimónia de abertura do Curso Teoria, Métodos e Fenomenologia do Desenvolvimento Infantil
9:15 – 10:00hs - Desenvolvimento Humano: Filogénese e
Ontogénese. Perturbações do Desenvolvimento Infantil:
Como se desenha um programa de intervenção? | Miguel Palha
10:10 – 10:30hs – Fenomenologia do Desenvolvimento Infantil:
Base para o Diagnóstico das Perturbações do Desenvolvimento Infantil. Demonstração com um programa informático (protótipo DIF/SD1) para a Integração Clínica de Sintomas e Sinais Desenvolvimentais | Miguel Palha, Ana Sofia Branco
10:30 – 10:50hs – Programas Estruturados de Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento Infantil | Margarida Silva
11:00 – 11:30hs – Intervalo
Nosologia e Nosografia das Perturbações do Desenvolvimento Infantil
11:30 – 11:50hs – Défices cognitivos | Miguel Palha
11:50 – 12:00hs – Perturbação do Desenvolvimento da coordenação motora | Gabriela Pereira
12:00 – 12:20hs – Perturbações específicas da linguagem |
Miguel Palha, Manuela Baptista
12:20 – 12:50hs – Perturbações do espectro do Autismo. O conceito ESSENCE | Mónica Pinto
13:00 – 15:00hs – Intervalo para o almoço
15:00 – 15:30hs – Perturbação de hiperactividade com défice de atenção / DAMP | Paula Pires de Matos
15:30 – 16:00 - Perturbação de oposição e Perturbação de Conduta | João Guerra
16:00 – 16:15hs – Perturbação cognitiva Não-Verbal | Artur
Sousa
16:15 – 16:30hs – Perturbação múltipla e complexa de desenvolvimento | Ana Catarina Prior
16:30 – 17:00hs – Intervalo
17:00 – 17:20hs – Perturbações específicas da aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia) | Paula Pires de Matos
17:20 – 17:50hs – Intervenção na dislexia. Apresentação do
Programa PRODIZ | Sandra Silva, Fátima Trindade
17:50 – 18:20hs – Técnicas e métodos de estudo | Ágata
Monteiro, Evelina Brígido
18:30hs – Encerramento dos trabalhos do dia
Sábado, 27 de Novembro de 2010
Fenotipos Desenvolvimentais
9:00 – 9:30hs - Trissomia 21 | Mónica Pinto
9:30 – 10:00hs – Intervenção Dento-Maxilo-Facial na Trissomia
21 | David Andrade
10:00 – 10:20hs – Síndrome do X Frágil | Gabriela Pereira
10:20 10:40hs – Intervalo
10:40 – 11:00hs – Síndrome de Williams | Ana Catarina Prior
11:00 – 11:30hs – Síndrome de Rett | Teresa Temudo
11:30 – 13:00hs - A prática da clínica de desenvolvimento
Coordenação: Miguel Palha
Análise Semiológica de sintomas ou sinais propostos pela assistência
Apresentação e discussão de casos clínicos propostos pelos prelectores
Apresentação e discussão de casos clínicos propostos pela assistência
2 exercícios relativos a casos clínicos – Problema
13:30hs – Encerramento da reunião
Formadores:
• MIGUEL PALHA (Pediatra Desenvolvimentalista)/DIFERENÇAS
• ANA SOFIA BRANCO (Pediatra Desenvolv.)/DIFERENÇAS
• MARGARIDA SILVA (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• GABRIELA PEREIRA (Interna de Pediatria)/H. de Braga/DIFERENÇAS
• MANUELA BAPTISTA (Pediatra Desenvolv.)/HSM/DIFERENÇAS
• MÓNICA PINTO (Pediatra Desenvolv.)/HDE/DIFERENÇAS/CLÍNICA
GERAÇÕES
• PAULA P. DE MATOS (Pediatra Desenvolv.)/DIFERENÇAS/CLÍNICA
GERAÇÕES
• JOÃO GUERRA (Pedopsiquiatra)/HMP-CHP
• ARTUR SOUSA (Pediatra Desenvolv.)/HSM
• ANA CATARINA PRIOR (Pediatra Desenvolv.)/HSACHP/
CDIPorto/DIFERENÇAS
• SANDRA SILVA (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• FÁTIMA TRINDADE (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• EVELINA BRÍGIDO (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• DAVID ANDRADE (Médico Dentista)/Professor Agregado da FMDUP
• TERESA TEMUDO (Neuropediatra)/Professora Doutora/HSA-CHP/ICBASUP
Destinatários:
Pais, Formandos na área da Medicina Dentária, Educadores da Infância, Fisioterapeutas, Médicos de Família, Pediatras, Pedo-Psiquiatras, Professores, Psicólogos, Psicomotricistas, Técnicos de Reabilitação, Técnicos do Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e outros interessados.
Inscrição:
100 € até 20 de Novembro
120 € a partir de 21 de Novembro
(máximo de participantes: 200)
Secretariado NASTURTIUM:
Apartado 35, 2686-997 Sacavém
www.nasturtium.com.pt | geral@nasturtium.com.pt
960016880
Com uma carga horária de, aproximadamente 14 horas, serão abordados, ao longo do Curso, os principais aspectos clínicos (nosológicos e nosográficos) relacionados com as perturbações desenvolvimentais mais prevalentes.
Sempre que possível e justificado, as comunicações serão complementadas com a apresentação de histórias clínicas de casos paradigmáticos. Irão ser visionadas, também, curtas vídeo-gravações demonstrativas de diversos comportamentos, susceptíveis de serem integrados (ou não) nos critérios nosológicos das diferentes Perturbações do Desenvolvimento.
Os participantes formalmente inscritos no Curso poderão aceder aos conteúdos das comunicações (por razões de ordem ética, excluir-se-ão as fotografias e outro material iconográfico).
As receitas obtidas com a realização deste Curso serão destinadas à dinamização do Projecto efeito D, que é uma nova marca de peças de design. É uma marca que, além de nova, é diferente de tudo aquilo que conhecemos. Criada à luz de visões diversas de um conceito comum, inspira-se em pessoas diferentes, pessoas com Síndrome de Down, por exemplo.
Síndrome de Down - ou Trissomia 21 - é um distúrbio causado pela presença de um cromossoma 21 extra, total ou parcialmente, no código genético do ser humano. E da mesma forma que esta ligeira alteração genética cria pessoas diferentes das outras, também uma pequena alteração no código da palavra defeito encontra uma materialização nova, positiva e inspiradora. Defeito torna-se efeito D.
Assumindo o design como ferramenta capaz de reproduzir esta distinção, o efeito D desafiou designers portugueses e estrangeiros a projectar objectos que incorporassem no seu código genético uma diferença que os tornasse únicos, originais e apetecíveis para os consumidores.
O objectivo da marca, além de dar uma visibilidade sem precedentes a esta causa, é o de criar uma fonte de rendimento susceptível de financiar e desenvolver as actividades da APPT21 (Associação Portuguesa de
Portadores de Trissoma 21).
Programa:
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010
8:30hs – Abertura do secretariado
9:00 - 9:15hs - Cerimónia de abertura do Curso Teoria, Métodos e Fenomenologia do Desenvolvimento Infantil
9:15 – 10:00hs - Desenvolvimento Humano: Filogénese e
Ontogénese. Perturbações do Desenvolvimento Infantil:
Como se desenha um programa de intervenção? | Miguel Palha
10:10 – 10:30hs – Fenomenologia do Desenvolvimento Infantil:
Base para o Diagnóstico das Perturbações do Desenvolvimento Infantil. Demonstração com um programa informático (protótipo DIF/SD1) para a Integração Clínica de Sintomas e Sinais Desenvolvimentais | Miguel Palha, Ana Sofia Branco
10:30 – 10:50hs – Programas Estruturados de Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento Infantil | Margarida Silva
11:00 – 11:30hs – Intervalo
Nosologia e Nosografia das Perturbações do Desenvolvimento Infantil
11:30 – 11:50hs – Défices cognitivos | Miguel Palha
11:50 – 12:00hs – Perturbação do Desenvolvimento da coordenação motora | Gabriela Pereira
12:00 – 12:20hs – Perturbações específicas da linguagem |
Miguel Palha, Manuela Baptista
12:20 – 12:50hs – Perturbações do espectro do Autismo. O conceito ESSENCE | Mónica Pinto
13:00 – 15:00hs – Intervalo para o almoço
15:00 – 15:30hs – Perturbação de hiperactividade com défice de atenção / DAMP | Paula Pires de Matos
15:30 – 16:00 - Perturbação de oposição e Perturbação de Conduta | João Guerra
16:00 – 16:15hs – Perturbação cognitiva Não-Verbal | Artur
Sousa
16:15 – 16:30hs – Perturbação múltipla e complexa de desenvolvimento | Ana Catarina Prior
16:30 – 17:00hs – Intervalo
17:00 – 17:20hs – Perturbações específicas da aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia) | Paula Pires de Matos
17:20 – 17:50hs – Intervenção na dislexia. Apresentação do
Programa PRODIZ | Sandra Silva, Fátima Trindade
17:50 – 18:20hs – Técnicas e métodos de estudo | Ágata
Monteiro, Evelina Brígido
18:30hs – Encerramento dos trabalhos do dia
Sábado, 27 de Novembro de 2010
Fenotipos Desenvolvimentais
9:00 – 9:30hs - Trissomia 21 | Mónica Pinto
9:30 – 10:00hs – Intervenção Dento-Maxilo-Facial na Trissomia
21 | David Andrade
10:00 – 10:20hs – Síndrome do X Frágil | Gabriela Pereira
10:20 10:40hs – Intervalo
10:40 – 11:00hs – Síndrome de Williams | Ana Catarina Prior
11:00 – 11:30hs – Síndrome de Rett | Teresa Temudo
11:30 – 13:00hs - A prática da clínica de desenvolvimento
Coordenação: Miguel Palha
Análise Semiológica de sintomas ou sinais propostos pela assistência
Apresentação e discussão de casos clínicos propostos pelos prelectores
Apresentação e discussão de casos clínicos propostos pela assistência
2 exercícios relativos a casos clínicos – Problema
13:30hs – Encerramento da reunião
Formadores:
• MIGUEL PALHA (Pediatra Desenvolvimentalista)/DIFERENÇAS
• ANA SOFIA BRANCO (Pediatra Desenvolv.)/DIFERENÇAS
• MARGARIDA SILVA (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• GABRIELA PEREIRA (Interna de Pediatria)/H. de Braga/DIFERENÇAS
• MANUELA BAPTISTA (Pediatra Desenvolv.)/HSM/DIFERENÇAS
• MÓNICA PINTO (Pediatra Desenvolv.)/HDE/DIFERENÇAS/CLÍNICA
GERAÇÕES
• PAULA P. DE MATOS (Pediatra Desenvolv.)/DIFERENÇAS/CLÍNICA
GERAÇÕES
• JOÃO GUERRA (Pedopsiquiatra)/HMP-CHP
• ARTUR SOUSA (Pediatra Desenvolv.)/HSM
• ANA CATARINA PRIOR (Pediatra Desenvolv.)/HSACHP/
CDIPorto/DIFERENÇAS
• SANDRA SILVA (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• FÁTIMA TRINDADE (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• EVELINA BRÍGIDO (Téc. Sup. de Ed. Esp. e Reab.)/DIFERENÇAS
• DAVID ANDRADE (Médico Dentista)/Professor Agregado da FMDUP
• TERESA TEMUDO (Neuropediatra)/Professora Doutora/HSA-CHP/ICBASUP
Destinatários:
Pais, Formandos na área da Medicina Dentária, Educadores da Infância, Fisioterapeutas, Médicos de Família, Pediatras, Pedo-Psiquiatras, Professores, Psicólogos, Psicomotricistas, Técnicos de Reabilitação, Técnicos do Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e outros interessados.
Inscrição:
100 € até 20 de Novembro
120 € a partir de 21 de Novembro
(máximo de participantes: 200)
Secretariado NASTURTIUM:
Apartado 35, 2686-997 Sacavém
www.nasturtium.com.pt | geral@nasturtium.com.pt
960016880
Para mais informações sobre o curso consulte o site:
http://www.nasturtium.com.pt/detalhes_f.php?id=76
Contactos:
CDI PORTO - Centro de Desenvolvimento Infantil do Porto
Tlm: 93 230 00 70
Morada: Rua Elaine Sanceau, nº 309/313 4465-619 Leça do Balio
Contactos:
CDI PORTO - Centro de Desenvolvimento Infantil do Porto
Tlm: 93 230 00 70
Morada: Rua Elaine Sanceau, nº 309/313 4465-619 Leça do Balio
Sem comentários:
Enviar um comentário