sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz": "Processo de Identificação das NEE"


Hoje, dia 20 de Fevereiro de 2010, o Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz", actividade organizada pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, contou com mais uma sessão do "Falando com quem faz", mais uma sessão bastante pertinente.

Este sábado estava subordinado ao tema "Avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais: Processo de Identificação das NEE" e tivemos o privilégio de contar com uma jovem dinamizadora, a Professora Ana Paula Joaquim.

Foi outra sessão que decorreu numa manhã de sábado e que contou com uma sala bem composta de profissionais ligados à Educação Especial.

A Professora Ana Paula começou a sua prelecção referindo que é essencial para este processo dotar "os professores do regular de sabedoria" para identificar de forma correcta as dificuldades de cada criança. É evidente que todo o procecesso de identificação está condicionado por juízos de valor, mas cabe-nos a nós sensibilizar toda a comunidade educativa para todo este processo, de modo a minorar muitas das dificuldades dos alunos.

Realçou ainda, a importância da articulação entre o Professor do Regular ou Educador e Professor de Educação Especial, sem nunca esquecer a o papel da família como figura central no decorrer destas etapas.

Realçou que os professores devem fazer uma reflexão crítica da sua Prática Pedagógica, uma auto-avaliação e de seguida uma observação directa do aluno nos diversos contextos.

 Se os problemas subsistirem, então devemos avaliar de forma a compreender melhor as dificuldades na aprendizagem específicas de cada aluno, mas numa primeira instância devemos aferir se a criança tem alguma dificuldade visual e/ou auditiva e até devemos estar atentos a algumas mudanças ambientais que possam ter decorrido num contexto específico do aluno. De seguida, devemos adequar estratégias de ensino/aprendizagem e se mesmo assim as dificuldades continuarem devemos elaborar um Plano de Recuperação ou um Plano de Acompanhamento.

Depois de termos seguido todos estes passos, com base em todos estes aspectos anteriormente descritos, passamos ao processo de Referenciação. Aqui devem estar todas as informações relevantes da criança e da sua família, devidamente fundamentadas.

Esta informação deve ser obtida através de uma avaliação compreensiva dos diversos contextos da criança e sempre com a intervenção de uma equipa pluridisciplinar.

Realçou-se a importância da necessidade de articulação entre docentes de forma a delegar competências, funções e práticas. Estas práticas devem ser partilhadas, conjugadas e reflectidas num espírito de cooperação, sempre com o aluno como "centro" de todo o processo.

Foi mais uma sessão de grande qualidade, onde se pretendia reflectir sobre práticas do dia-a-dia, tendo este objectivo sido alcançado com distinção, uma vez que o diálogo foi bastante enriquecedor.

Uma palavra sobre a "convidada", apesar do nervosismo inicial, demonstrou corresponder às expectativas. Fomentou o diálogo e interagiu com todos os presentes. Demonstrou que a experiência, apesar de muito importante, não é um "bem necessário" para práticas de qualidade.

No próximo sábado, dia 20 de Março, a "convidada"  será Paula Alves e o Tema "Unidades de Ensino Estruturado – Autismo".

Para quem queira efectuar a inscrição no "Ciclos de Sábados", durante 2010, poderá fazê-lo através do link:

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