segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Veiculo concebido em Portugal para ajudar criancas com Paralisia Cerebral


Se dúvidas houvessem aqui está uma prova do que se faz em Portugal, de que temos excelentes profissionais no nosso País!!!

Palmiber é o nome do carro adaptado, que permite, por exemplo, detectar obstáculos.

 




O que é o PALMIBER?

Plataforma de Apoio Lúdico à Mobilidade Aumentativa Iberoamericana

O Projecto PALMIBER tem como objectivo principal a concepção e produção de um conjunto de veículos potenciadores da mobilidade independente em crianças entre os 2 e 9 anos de idade, portadoras de disfunções neuromotoras graves e/ou outros deficits sensoriais e cognitivos.

O Projecto PALMIBER é coordenado pela Empresa ANDITEC, especializada em tecnologias de apoio para pessoas com deficiência, tendo como parceiro nacional o CENTIMFE (Centro Tecnológico da Industria de Moldes). Os parceiros internacionais do projecto são o Instituto de Automática Industrial (IAI) de Espanha, através do seu grupo de Bioengenharia, a empresa espanhola IC NEURONIC especializada em tecnologias médicas. Foi assim possível integrar conhecimentos científicos diversos mas complementares, que levaram á concretização com sucesso deste projecto inovador a nível mundial.

Este Projecto foi apoiado a nível nacional pelo Programa POS_Conhecimento (Projecto id097POSC), e a nível internacional inseriu-se no Programa de Cooperação Iberoamericano IBEROEKA (Projecto de Inovação IBK 02-277), que permitiu a formação dum consórcio de Empresas e Centros de Investigação de Portugal e Espanha que levaram a cabo as tarefas de concepção, desenvolvimento e produção dos referidos veículos.

Instituto Nacional para a Reabilitação - Cerimónia de Apresentação Pública

Dois dos parceiros do PALMIBER - ANDITEC (Portugal) e IAI/CSIC (Espanha)


2 comentários:

  1. Vi a reportagem e achei fantástico!!!

    Mais um passo...

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa ideia!

    E que venham muitas mais, pois estas crianças, jovens e adultos, são fabulosos e não deverão ser as suas incapacidades motoras, motivo para deixarem de se movimentar e explorar tudo o que tem direito, como seres humanos que são.

    1abraço
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar