quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estudo que revela que a terapia com bomba de insulina garante melhor controlo da glicose

No maior e mais longo estudo aleatório e controlado da terapia com bomba infusora de insulina com sensor, os doentes adultos e em idade pediátrica que utilizaram o sistema MiniMed Paradigm® REAL-Time da Medtronic obtiveram melhor controlo da glicose, sem aumento de hipoglicemias em comparação com múltiplas injecções diárias de insulina (MDI), o tratamento mais comum. 

Os dados demonstraram igualmente uma redução estatisticamente significativa dos níveis de hemoglobina glicada (A1c) em pacientes incluídos no ramo do estudo da terapia com bomba infusora de insulina com sensor, que se manteve ao longo de um período de um ano. Os resultados do estudo foram simultaneamente publicados no The New England Journal of Medicine (NEJM) e apresentados num simpósio sobre estudos clínicos recentes, durante as 70ªs Sessões Científicas da American Diabetes Association (ADA), em Orlando (EUA).

O estudo “The Sensor-Augmented Pump Therapy for A1c Reduction” (STAR 3) demonstrou que pacientes (adultos, adolescentes e crianças) com sistema integrado de bomba infusora de insulina e sensor evidenciaram uma redução dos níveis médios de A1c quatro vezes superior ao grupo que utilizava MDI . A redução média de A1c foi entre 8,3 por cento e 7,5 por cento no grupo com terapia de bomba infusora de insulina com sensor, face ao grupo de MDI, com entre 8,3 e 8,1 por cento. Para além disso, nos doentes adultos envolvidos no grupo com sistema integrado houve uma redução total de um por cento dos níveis de A1c. O estudo foi apoiado pela Medtronic (NYSE: MDT), realizado em 30 locais nos EUA e Canadá e contou com a participação de 485 doentes, em idades compreendidas entre os sete e os 70 anos (329 adultos e 156 indivíduos em idade pediátrica).

“A terapia composta por sistema de bomba infusora de insulina e sensor é um avanço enorme no tratamento de muitas pessoas com diabetes tipo 1 em diversas faixas etárias”, diz Richard M. Bergenstal, M.D., director executivo do International Diabetes Center no Park Nicollet Health Services, em Minneapolis, e professor clínico do Departamento de Medicina da Universidade de Minnesota. “Estes dados são muito importantes porque proporcionam forte evidência que o sistema integrado garante um bom controlo dos níveis de glicose e minimiza os episódios hipoglicemia.”

As guidelines da associação de diabetes recomendam que os doentes mantenham os níveis de A1c nos sete por cento ou abaixo deste valor, para que vivam mais saudáveis e de forma mais produtiva. Cada redução de um ponto percentual nos resultados de A1c (por exemplo, de 8.0 por cento para 7.0 por cento) pode diminuir em 40 por cento o risco de complicações microvasculares (responsáveis por doenças de olhos, rins e nervos). A redução significativa na A1c, observada no STAR 3, ocorreu sem o aumento da taxa de hipoglicemia, que é o risco clínico mais prevalente do tratamento intensivo com insulina. Os benefícios com a terapia de bomba infusora com sensor foram obtidos cedo (aos três meses) e mantidos ao longo de um ano. De destacar que os resultados demonstraram uma forte relação entre a maior utilização do sensor e o aumento dos benefícios. Os doentes que utilizaram o sensor com a bomba infusora de insulina mais de 80 por cento do tempo viram os seus níveis de A1c reduzidos em 1,2 por cento.

O STAR 3 é o primeiro estudo que comprova que o sistema integrado de bomba infusora de insulina e sensor garante maior controlo da glicose em crianças e adolescentes, idades difíceis de tratar devido às mudanças sociais e psicológicas decorrentes do crescimento e maturação. No STAR 3, quase 45 por cento dos pacientes em idade pediátrica que utilizaram a terapia de bomba infusora de insulina com sensor alcançaram os valores ideais previstos pela ADA para a sua idade, comparativamente com os 20 por cento dos doentes de MDI.
“O STAR 3 veio redefinir qual deve ser o tratamento standard para o tratamento da diabetes. Pela primeira vez, com a bomba infusora de insulina com sensor, adultos, crianças e adolescentes tiveram uma melhoria sustentada dos seus níveis de A1c, o que pode reduzir de forma significativa o risco de complicações decorrentes da diabetes”, diz Francine Kaufman, M.D., vice-presidente do Departamento Clínico de Diabetes da Medtronic. “Para além disso, este estudo valida clinicamente o nosso sistema integrado de bomba e sensor, a partir do qual estamos a desenvolver o closed loop ou pâncreas artificial. Tendo como ponto de partida os resultados do STAR 3 e no seguimento deste estudo, a Medtronic vai continuar a parceria com investigadores das melhores instituições de todo o Mundo, para constituir evidência clínica suficiente que conduza a alterações no tratamento da diabetes.” 
Acerca da Diabetes
De acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças, a diabetes afecta cerca de 24 milhões de americanos; destes, quase um quarto ou seis milhões de pessoas desconhece que tem a doença. A diabetes é a sexta causa de morte nos EUA e representa aproximadamente $174 mil milhões por ano em despesas médicas directas e indirectas.

Acerca da MiniMed Paradigm® Real Time Veo™
A Medtronic Paradigm® Real Time Veo™ é o mais recente sistema integrado capaz de infundir a insulina e monitorizar continuamente os níveis de glicose. Lançada em Portugal no início de 2010, é a primeira e única bomba de insulina do mundo que pode suspender automaticamente a administração de insulina no diabético, caso os níveis de açúcar no sangue fiquem demasiado baixos, sem necessidade de intervenção do doente. Este novo dispositivo médico representa o maior avanço mundial na investigação para o tratamento da diabetes tipo 1 e para a descoberta do pâncreas artificial.

Acerca da Área de Diabetes da Medtronic
A área de Diabetes da Medtronic (www.medtronicdiabetes.com) é líder mundial em soluções avançadas para o tratamento da diabetes, incluindo sistemas integrados, bombas infusoras de insulina, monitorização contínua da glicose e software de gestão da terapia, bem como serviço e apoio profissionais para médicos e diabéticos.

Sobre a Medtronic
A Medtronic, Inc. (www.medtronic.com), com sede em Minneapolis, é líder mundial em tecnologia médica - aliviando a dor, restaurando a saúde e prolongando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Quaisquer declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, tais como as descritas nos relatórios periódicos da Medtronic. Os resultados actuais podem diferir materialmente dos resultados antecipados.

Sem comentários:

Enviar um comentário