quinta-feira, 17 de junho de 2010

Férias e descanso apoiadas pelo Ministério das finanças, MTSS e INR

O «Abrir Portas à Diferença» é um programa promovido pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Com comparticipação financeira do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP, é organizado e gerido pela Fundação INATEL. Foi criado com o objectivo de facilitar, aos cidadãos portugueses com deficiência e incapacidade permanente em grau superior a 60%, o usufruto do direito a férias e a períodos de descanso e tem como principal directiva a já referida melhoria da qualidade de vida e do bem-estar deste segmento da população. Deste modo, e tendo em atenção a forte componente lúdico-cultural de que se revestem as viagens, o Programa assume-se como um importante factor quer no combate ao isolamento e à exclusão social quer como impulso de uma essencial integração plena de direitos.

No sentido de divulgar e promover o Programa, são efectuados contactos com entidades que, de algum modo, contactem com a população alvo do projecto e possam desejar participar com grupos pelos quais são responsáveis ou, de outro modo, com a comparticipação dos valores de inscrição de grupos que sejam originários da sua área. Entre as entidades a contactar incluem-se, então, Associações representativas de cidadãos com deficiências e incapacidades, IPSS, Misericórdias, Autarquias, Juntas de Freguesia, entre outros.

Cada uma das viagens tem a duração de 6 dias (domingo a sexta-feira) e todos os participantes ficam alojados em unidades hoteleiras INATEL, em regime de pensão completa e incluindo o acompanhamento permanente por um animador sociocultural, que será o responsável pela realização da programação lúdica, adaptada às características dos grupos em questão e da zona geográfica de destino.

O transporte não está incluído nos valores de inscrição mas, se necessário, a instituição responsável poderá solicitar o seu provimento através da Fundação INATEL, ficando a primeira responsável pelo pagamento dos respectivos custos.

Quando necessário, cada Participante poderá ser acompanhado por um técnico (Acompanhante) da instituição responsável pela inscrição e cada grupo que pretenda viajar poderá constituir-se por um número de elementos que deverá situar-se entre os 9 e os 20 (incluindo Participantes e Acompanhantes). Cada Participante pode ser acompanhado, no máximo, por um Acompanhante, que deverá apresentar condições para prestar todo o apoio necessário ao mesmo.

A presente edição de 2010 terá início a partir de 11 de Julho e os valores de inscrição são fixos: Participante: 35 Euros; Acompanhante: 50 Euros.

A realização de viagens em determinado período e para determinada unidade hoteleira estão sujeitas à disponibilidade verificada à data de apresentação da candidatura.

Pela dimensão social desta iniciativa e na expectativa do interesse de V. Exas., informamos que os formulários de candidatura deverão ser enviados para os serviços centrais da Fundação INATEL através do endereço abrirportas@inatel.pt ou por fax (213 127 726). 

Posteriormente a Fundação INATEL procederá à selecção das Instituições que participarão no programa. Sendo essa decisão comunicada a todas as Instituições que realizarem a pré-reserva. A selecção das Instituições participantes do Programa será feita tendo em conta: Ordem de chegada da pré-reserva; Número de pessoas para inscrição mencionados na pré-reserva (será factor preferencial apresentarem um grupo de 20 pessoas)

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, queiram V. Exas. dispor dos nossos contactos mais directos:

INATEL Social

T. 210 027 142 | F. 213 127 726 | E-mail. abrirportas@inatel.pt

1 comentário:

  1. Considero este artigo interessante, e lamento que não promovam mais iniciativas deste âmbito.

    ResponderEliminar