domingo, 24 de outubro de 2010

III Seminário Educação Inclusiva

Durante o dia de ontem (23-10-10) decorreu o 2.º dia do III Seminário de Educação Inclusiva.

Foi um dia foi repleto de boas comunicações, com várias reflexões sobre a Educação Inclusiva e com algumas estratégias de intervenção.

Comunicações que procuraram que todos os presentes reflectissem sobre as suas práticas...

Para mim mais do que lamentar, importa lutar...Importa lutar dia após dia para que em cada momento a Inclusão aconteça...E penso que essa deve ser a ideia que cada um de nós deve retirar deste tipo de eventos... Cada um de nós é responsável por educar, ensinar...mas acima de tudo, cada um de nós é uma peça-chave para defender uma plena inclusão...E para isso é necessário que cada um de nós assuma o compromisso de educar, ensinar e diferenciar...para TODOS!!! 


Existiram ainda dois momentos culturais, uma a cargo da CERCILISBOA e o outro da responsabilidade dos "Cantores da CERCITEJO"....Estes momentos levaram todos os presentes a viver minutos de muita emoção. Estes jovens e os seus professores estão de parabéns!!! 



Para finalizar, gostaria de vos deixar a frase com que o Professor Doutor António Teodoro encerrou este Seminário..."As crianças têm direito a serem iguais, quando as diferenças as descaracterizam...mas têm direito a serem diferentes quando as igualdades as discriminam."

3 comentários:

  1. "As crianças têm direito a serem iguais, quando as diferenças as descaracterizam...mas têm direito a serem diferentes quando as igualdades as discriminam." Esta ideia é de Boaventura Sousa Santos e está publicada.

    ResponderEliminar
  2. Mais do q os muros de lamentações importa é as boas práticas e o nosso envolvimento!É esse o compromisso!
    Foi bom. Sempre estas partilhas.
    Venham mais e lá estaremos.
    quem é amiga, quem é??
    :)

    ResponderEliminar