sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conferência: "O Paradigma da Pessoa Completa e a Educação Especial: uma estreita ligação"


Decorreu ontem, dia 18 de Novembro de 2010, pelas 17:30 h uma conferência intitulada de: "O Paradigma da Pessoa Completa e a Educação Especial: uma estreita ligação".

Esta iniciativa foi resultado de uma organização conjunta entre a PIN-ANDEE e o Instituto Piaget e realizou-se no pavilhão D do Campus Universitário do Instituto Piaget de Almada. A dinamização da conferência foi da responsabilidade do Mestre Armando Nembri.
O Professor Armando iniciou a sua dinamização com a partilha de "três grandes segredos "para a construção de um Mundo verdadeiramente Inclusivo..."Saber Ouvir"..."Saber Olhar"..."Saber Falar"... A partir destes três segredos foi dado o "pontapé de saída" para a conversa...

Referiu que vivemos num "Mundo repleto de oportunidades", com uma grande diversidade para quem sabe "ouvir", "olhar" e "falar"...Todos nós somos "portadores de necessidades"...Aquilo que devemos fazer é "aproveitar o melhor que possuímos sabendo que somos imperfeitos".
É preciso "ser e viver"...É preciso viver intensamente até porque a "verdadeira Inclusão é feita vivendo"...Precisamos de nos empenhar, dedicar e viver o dia-a-dia com intensidade.

Enquanto profissionais temos de ter "paixão pelo que fazemos"...porque só assim podemos ir mais além...e consequentemente superarmo-nos em permanência no dia-a-dia.

Para realizar a "mudança temos de ter confiança"...temos de "irradiar exemplo", de modo a montar uma "congruência entre o verbo e a acção"...Só desta forma, haverá sempre alguém a seguir os nossos exemplos...as nossas acções.

Um outro factor importante para a concretização da mudança é a "Empatia"...Só quando nos "colocamos no lugar do outro" conseguimos incluir.

Salientou que todos nós temos medos, mas que estes não podem comandar a nossa vida...até porque "90% dos nossos medos nunca acontecem e que os 10% restantes são 90% menos ruins do que imaginamos".
O "caminho é feito de escolhas"...A construção do "Mundo Inclusivo" depende do nosso poder de iniciativa...dependo do modo como nós agimos, vivemos.

Até porque "No final de contas, sua atitude, determina sua altitude"...Para alcançarmos  um sonho, uma mudança, uma Sociedade cada vez mais Inclusiva precisamos de atitudes/gestos ambiciosos...Precisamos deixar de lado as lamentações e viver intensamente.

O Professor Armando terminou a Conferência referindo que "Somos...Únicos"...Cada um de nós é uma "obra exclusiva"...Compete-nos a nós construir uma Sociedade mais Inclusiva, mais Solidária...E isto só se consegue vivendo intensamente.

Mais uma iniciativa de grande qualidade com o "carimbo" da PIN-ANDEE...Uma associação que se afirma cada vez mais como uma referência entre todos os agentes ligados à Educação Especial.

Ao professor Armando, deixo um agradecimento muito especial pela dedicatória...pelo carinho...pela amizade...Mas acima de tudo pela mensagem de confiança que me leva a querer fazer, cada vez mais, "a diferença neste Planeta"...até porque sei que não estou sozinho...

4 comentários:

  1. Mundo repleto de oportunidades e nem sempre as vemos. Bom resumo como sempre que elucida bem a ocasião. Irradiar o exemplo sempre. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Idalino Carvalho (ipiaget 1º ciclo psicologia)19 de novembro de 2010 às 21:58

    Um exemplo extraordinário de inclusão através da energia positiva, interiorização de que os problemas do nosso dia a dia não são mais do que oportunidades para a nossa evolução como seres humanos. Aqui deixo o meu agradecimento, ao professor Armando, por me ter ensinado a ouvir aquilo que eu pensava que não tinha som. Um grande bem haja...

    ResponderEliminar
  3. Por estas ideias aqui deixadas, deve ter sido uma conferência extraordinária!
    Pena é, que a sociedade em geral, ainda não comungue com estas verdades.
    As mentalidades são dificeis de se mudar, mas devagar se chega ao longe.
    1 abraço a todos os que respeitam, que admiram, que conseguem ver o que muitos não vêm, ouvir o que muitos não ouvem e sentir o que muitos não sentem, das pessoas com deficiências. Pois estas, são pessoas deveras extraordinárias e verdadeiros exemplos de força e de empreendimento.
    BEM-HAJAM!

    ResponderEliminar