sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cartões musicais aliam-se à tecnologia para melhoria de funções motoras e cognitivas


O ambiente virtual, denominado GenVirtual, foi desenvolvido com tecnologia de Realidade Aumentada. O GenVirtual possibilita adicionar no mundo real do usuário objectos virtuais musicais que simulam sons de diferentes instrumentos musicais de corda, sopro e percussão.
O ambiente virtual tem como principal objectivo restabelecer ou melhorar funções motoras (coordenação, equilíbrio, mobilidade e sincronização) e cognitivas (atenção, memória, concentração, raciocínio e percepção sensorial) por meio de experiências musicais (individuais ou colaborativas) de criação, reprodução e audição sonora e musical, jogos de siga-sons-e-cores e brincadeiras rítmicas. Os sons são percutidos tocando nos elementos virtuais com as mãos.
Dessa forma, um indivíduo portador de uma mão extremamente hipotónica, por exemplo, poderá utilizar o GenVirtual nas sessões de musicoterapia. Normalmente, estes indivíduos não são capazes de manter os seus dedos flectidos sobre o teclado, ou não possuem força muscular suficiente para percutir os instrumentos de percussão. Nestes casos, é comum o uso de adaptações como ponteiros nas mãos para percutir as teclas do piano, fixadores de pandeiro para uso bimanual das mãos, bem como o auxílio indispensável do musicoterapeuta.
Com GenVirtual é possível criar sons de diversos instrumentos de percussão (sem aplicar força muscular), apreciar os sons das notas musicais em diferentes timbres dos instrumentos de cordas (viola, guitarra, piano) e instrumentos de sopro (flauta, gaita, saxofone).
A adição dos objectos virtuais no cenário real ocorre através do reconhecimento dos símbolos musicais impressos em papel comum (cartões). Os cartões podem ser impressos em diversas cores e tamanhos e posicionados na mesa de acordo com o desafio motor desejado. A identificação dos símbolos dos cartões ocorre por meio de processamento das imagens, capturadas por uma webcam, conectada ao computador.
Quando o símbolo do cartão é reconhecido, o GenVirtual gera um objecto virtual tridimensional associado ao som do respectivo cartão.
O GenVirtual tem sido utilizado por pacientes com distrofia muscular de Duchenne e terapeutas da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM). Segundo a coordenadora da Terapia Ocupacional da ABDIM, Adriana Nathalie Klein, o GenVirtual é motivador para pacientes e terapeutas pois permite maior interactividade.
Na Associação de Assistência a Crianças Deficientes (AACD), o GenVirtual tem sido utilizado por crianças com paralisia cerebral na área da musicoterapia. Segundo a sua coordenadora, Sra. Marilena do Nascimento, o GenVirtual tem possibilitado a aprendizagem de símbolos (impressos nos cartões), criação de melodias inéditas ou conhecidas a partir da representação da nota musical por um objecto virtual, treino motor repetitivo e motivado pela resposta sonora identificada como “fazer musical”, planeamento e reprodução de peças musicais mais sofisticadas, ampliando as funções cognitivas como a atenção, concentração e memória.
O GenVirtual foi apresentado ao público na Feira Muito Especial de Tecnologias Assistivas, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que se realizou no Rio de Janeiro (em Agosto de 2009) e em Recife (em Outubro de 2009).
O GenVirtual tem sido, também, utilizado em domicílio por terapeutas que atendem crianças com Paralisia Cerebral.

Sem comentários:

Enviar um comentário