segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dia Mundial do Braille - 4 de Janeiro

Comemora-se a 4 de Janeiro, de cada ano, o 'Dia Mundial do Braille', um dia que pretende, de uma maneira especial, chamar a atenção de todos para problemas dos cidadãos cegos e da responsabilidade que nos envolve nesta problemática, com milhões de pessoas em todo o Mundo.
Deve cada vez mais, promover-se a união de esforços contra a discriminação e as múltiplas barreiras que no dia-a-dia os cegos encontram. É urgente eliminar essas barreiras (concretas-físicas e virtuais-online) em prol de uma sociedade mais democrática e mais justa.
O «Método de Braille», inventado por Louis Braille, um benemérito da Humanidade, que cegara aos 3 anos e viria a falecer, em Paris, em 1852, apenas com 43 anos de idade, constituiu um importante apoio permitindo um vasto número de actividades (leitura, integração profissional, música, laser, etc).
Foi professor e durante a sua curta vida Louis Braille, que foi também um exímio compositor, criou livros para facilitar o ensino e elaborou com Foucault um novo alfabeto para invisuais, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, abrindo um tempo novo para os portadores da cegueira.
Retirado e adaptado de http://www.ajudas.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário