Hammill (1980) sugere cinco elementos que aparecem em quase todas as concepções de DA:
· fracasso nas tarefas;
· discrepância potencial/rendimento;
· factores etiológicos;
· factores de exclusão;
· disfunções num ou mais dos processos psicológicos.
Kirk, Gallagher e Anastasiow (1993) – sugerem quatro critérios para identificar alunos com Dificuldades de Aprendizagem:
· presença de dificuldades académicas (quando comparado com outros indivíduos da mesma idade;
· discrepância séria entre a capacidade intelectual (potencial) e o rendimento escolar;
· exclusão de outros factores, tais como distúrbios visuais ou auditivos, deficiência mental, deficiência motora, distúrbios emocionais ou factores envolvimentais;
· as Dificuldades de Aprendizagem básicas são o resultado de algum tipo de desordem neurológica.
Critérios para a identificação de Dificuldades de Aprendizagem
Critério de exclusão:
As DEA’s são intrínsecas ao indivíduo e não são devidas a qualquer tipo de déficit sensorial, físico, mental, emocional ou envolvimental.
Os indivíduos com DEA’s não respeitam um dos principais pressupostos acerca dos seres humanos, que diz que:
“Se um indivíduo não possui problemas visuais ou auditivos, deficiência mental, problemas motores, distúrbios emocionais ou privação envolvimental, então deverá ser capaz de ter sucesso na escola”.
Dr.ª Anabela Carvalho 02-10-2009
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