domingo, 3 de janeiro de 2010

Como Diagnosticar uma Dificuldade de Aprendizagem

Hammill (1980) sugere cinco elementos que aparecem em quase todas as concepções de DA:

·  fracasso nas tarefas;

·  discrepância potencial/rendimento;

·  factores etiológicos;

·  factores de exclusão;

·  disfunções num ou mais dos processos psicológicos.


Kirk, Gallagher e Anastasiow (1993) – sugerem quatro critérios para identificar alunos com Dificuldades de Aprendizagem:

·  presença de dificuldades académicas (quando comparado com outros indivíduos da mesma idade;

·  discrepância séria entre a capacidade intelectual (potencial) e o rendimento escolar;

·  exclusão de outros factores, tais como distúrbios visuais ou auditivos, deficiência mental, deficiência motora, distúrbios emocionais ou factores envolvimentais;

·  as Dificuldades de Aprendizagem básicas são o resultado de algum tipo de desordem neurológica.


Critérios para a identificação de Dificuldades de Aprendizagem

Critério de exclusão:

As DEA’s são intrínsecas ao indivíduo e não são devidas a qualquer tipo de déficit sensorial, físico, mental, emocional ou envolvimental.

Os indivíduos com DEA’s não respeitam um dos principais pressupostos acerca dos seres humanos, que diz que:


“Se um indivíduo não possui problemas visuais ou auditivos, deficiência mental, problemas motores, distúrbios emocionais ou privação envolvimental, então deverá ser capaz de ter sucesso na escola”.


Dr.ª Anabela Carvalho 02-10-2009

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