É diferente de dificuldades gerais de aprendizagem da leitura;
É diferente de qualquer tipo de problema de leitura ou instrução.
É diferente de qualquer tipo de problema de leitura ou instrução.
É um abuso frequente mas incorrecto.
As dificuldades situam-se ao nível cognitivo e neurológico e não existe uma explicação evidente, isto é, quando o indivíduo reúne condições favoráveis para a aprendizagem da leitura e mesmo assim manifesta dificuldades severas de aprendizagem daquela, então tem dificuldades específicas de leitura.
A Definição proposta pela Associação Internacional de Dislexia, 2003, diz que:
“Dyslexia is a specific learning disability that is neurobiological in origin. It is characterized by difficulties with accurate and/or fluent word recognition and by poor spelling and decoding abilities. These difficulties typically result from a deficit in the phonological component of language that is often unexpected in relation to other cognitive abilities and the provision of effective classroom instruction. Secondary consequences may include problems in reading comprehension and reduced reading experience that can impede growth of vocabulary and background knowledge.”
(Lyon, Shaywitz, & Shaywitz, 2003, p. 2)
A dislexia é muitas vezes inesperada em relação a outras capacidades cognitivas e à existência de uma instrução adequada na sala de aula.As consequências secundárias podem incluir problemas com a compreensão da leitura e redução da experiência de leitura que são capazes de impedir o crescimento do vocabulário e de conhecimentos de base.
Dr.ª Anabela Carvalho 02-10-2009
Estive a espreitar os links. Estes também merecem atenção, nomeadamente de quem trabalha na área:
ResponderEliminarCRTIC
Educação Especial-JA
votos de um bom ano!
Obrigado Vera!
ResponderEliminarOs links foram acrescentados de modo a todos poderem visitá-los.
E a sugestão foi excelente, mnuito obrigado.
Bom Ano!