terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gravidez tardia aumenta o risco de o bebé ser autista


Um estudo norte-americano revelou que quanto mais tardiamente uma mulher engravida, maior é o risco de que o seu filho seja autista, independentemente da idade do pai, na maioria dos casos.

A investigação realizada na Califórnia mostrou que o risco de ter um filho autista acresce em 18 por cento cada vez que a idade da mãe aumenta cinco anos. Assim sendo, mulheres com 40 anos têm uma probabilidade 50 por cento maior de dar à luz uma criança autista do que as que engravidam entre os 25 e os 29 anos.

“Esta investigação questiona a teoria epidemiológica do autismo, segundo a qual a idade do pai é determinante na possibilidade de ter um filho autista”, explica Janie Shelton, investigadora da Universidade da Califórnia e principal autora do estudo.

Embora a investigação demonstre que quanto mais velha for a mãe, maior é a probabilidade de que tenha um filho autista, a investigadora acrescenta que a idade do pai só é preponderante quando é mais velho do que a mãe e esta tem menos de 30 anos. Por exemplo, no grupo de mulheres com menos de 25 anos que têm um filho com um homem com mais de 40 anos, o risco de o seu filho ser autista é duas vezes maior que as mulheres que têm um filho com um homem entre 25 e 29 anos.

Esta investigação foi publicada na edição de Fevereiro da revista científica Autism Research e baseou-se numa ampla amostra de população.Os seus autores analisaram todos os nascimentos ocorridos na Califórnia entre 1 de Janeiro de 1990 e 31 de Dezembro de 1999, tendo por base os seus registos online, onde constam as idades dos pais. Num total de 4,9 milhões de nascimentos, foram diagnosticados 12159 casos de autismo.

In: http://www.cienciahoje.pt/


4 comentários:

  1. Mais um estudo que vale o que vale! E não sendo nós exemplo para estudos - porque somos apenas um casal - ficam aqui as nossas idades quando o nosso filho nasceu: Mãe 29 anos; pai: 25 anos.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Mais uma investigação de louvar mas que vale o que vale, sem desvalorizar os resultados.
    Penso que o ideal será juntar várias variáveis...nomeadamente a nível genético, mas sem desvalorizar variáveis a nível ambiental...
    O documentário (que foi apresentado neste blog) valorizou a importância das vacinas e foram realçados também outros factores, nomeadamente as toxinas às quais as crianças vão sendo expostas no dia-a-dia.
    Este estudo valorizou a variável idade.
    A meu ver é pouco para chegar à tão ambicionada resposta.
    Não quero com isto desvalorizar este ou outros estudos, mas apontar caminhos...quem sabe para um futuro trabalho de investigação.

    Cumprimentos
    Nelson

    ResponderEliminar
  3. Como já quase todos sabemos, O AUTISMO ainda continua a ser um mistério, no que diz respeito às suas causas e às suas possíveis futuras curas.
    No entanto, sem se estudar e analizar muitos e muitos casos, não se consegue chegar a nenhuma conclusão, ainda mais numa síndrome que é um verdadeiro espectro larguissimo, de tão variados e diversificados sintomas, comportamentos e atitudes.

    É de lamentar, que sociedades supostamente tão desenvolvidas, ainda continuem a gastar milhões de dolares em guerras e outros acontecimentos sem quaisquer proveito, quando existem milhões de pessoas com doenças terminais e síndromes, à espera de curas e tratamentos!

    Um abraço
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar
  4. This is bullshit. It makes no sense.

    ResponderEliminar