quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Síndrome de Asperger - Breve Definição

Uma vez que hoje, dia 18/02/2010, se comemora o "Dia Internacional do Asperger" decidi trazer-vos uma breve definição.

Um problema ainda por resolver sobre o autismo é se a «psicopatia autista» de que falava Asperger deve ou não diferenciar-se do quadro clássico de autismo de Kanner (Peña & Ramón, 2004).

Uta Frith considera que “el síndrome de asperger es la primera variante creíble que cristaliza dentro del espectro autista y no hay duda de que otras variantes le seguirán”. Então, a diferença entre autismo clássico e síndrome de Asperger seria quantitativa, de nível de gravidade, mas teriam o mesmo tipo de perturbação (Frith, 1991 citada em Rivière, 2001, p.69).

Outra corrente de pensamento considera que, apesar de apresentarem alguns sintomas comuns, as diferenças são qualitativas. Defende que são duas perturbações diferentes existindo, por um lado a síndrome de Asperger (SA) e, por outro, o autismo de alto funcionamento, uma vez que na SA se verifica a presença da capacidade de fala e linguagem bem desenvolvidas, sem défices no funcionamento cognitivo e a presença de problemas motores muito mais marcados (Peña & Ramón, 2004).

A Associação de Psiquiatria Americana, no seu manual de diagnóstico DSM-IV considera a síndrome de Asperger diferente do autismo (APA, 1996). É de referir que, de acordo com Ozonoff, Rogers & Hendren (2003, p.32), os diferentes estudos que têm sido feitos permitem concluir que “não é possível decidir se as duas perturbações são funcionalmente diferentes”. É de referir que, “nestes manuais os critérios de diagnóstico desta síndrome são sobreponíveis aos da perturbação autística nas áreas da interacção social e do comportamento, mas não pode existir compromisso na área da comunicação nem atraso significativo na aquisição da linguagem e a inteligência deve ser normal” (Oliveira, 2006, p.22).

No entanto, e ainda segundo Oliveira (2006), “a grande maioria das crianças a quem é feito o diagnóstico de síndrome de Asperger apresentam linguagem alterada, com compreensão limitada e com capacidade reduzida de iniciar e de manter diálogos”. De facto, vários estudos sugerem que se forem aplicados estritamente os critérios exigidos nos manuais da APA e da OMS, este diagnóstico é raro, apresentando na grande maioria dos casos os critérios necessários para o diagnóstico de autismo.

Como diferenças principais entre a síndrome de Asperger e o autismo, Peña & Ramón (2004) apontam: o quociente de inteligência é superior nas pessoas afectadas por SA, a adaptação ao meio é muito maior, os níveis de linguagem verbal são mais altos e é mais clara a herança familiar. Em relação aos problemas motores, a SA apresenta como característica uma perturbação da coordenação motora e uma marcha peculiar, enquanto nas pessoas com autismo o mais evidente são os movimentos estereotipados

Segundo Peña & Ramón (2004), a diferenciação entre o autismo e a síndrome de Asperger ocorreria por volta dos três anos, em que a criança com autismo clássico apresentaria todos os sintomas, enquanto a criança com SA teria um desenvolvimento praticamente normal. A criança de três anos com SA tem uma relação adequada com os seus pais e irmãos e não mostra comportamentos de isolamento.

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