quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Snoelezen - Uma sala para relaxar e sentir

Uma sala para relaxar e sentir

Luzes psicadélicas, bola de cristal, lâmpada aromática, camas de água e colunas borbulhantes, num ambiente "Chill Out" (de relaxamento), são alguns dos componentes de uma sala para despertar os sentidos.

"É um tipo de 'discoteca' para cidadãos deficientes", explica Thomas Spiker, do Centro de Recursos de Educação Especial de Angra do Heroísmo.

Tenta-se criar um ambiente agradável, que pode estimular ou acalmar, causando satisfação. "O objectivo é criar condições humanas" para pessoas que vivem num mundo que ainda não está preparado para elas.

O Snoezelen (Estimulação multi-sensorial) não é uma forma de terapia independente, mas pode ser um ambiente terapêutico.

Segundo Thomas Spiker, este conceito não é novidade, em Portugal já existem salas destas e em países como a Inglaterra, por exemplo, há até quem tenha um elemento Snoezelen em casa.

"Já entrei várias vezes em salas assim e o que apetece é deitar e desligar do resto do mundo", refere.

O Snoezelen

O Snoezelen foi inventado na Holanda, há cerca de 20 anos. Nessa altura o objectivo era unicamente era criar uma oportunidade para ocupação de tempo livre para pessoas com deficiência profundas.

Em quase todas as actividades de tempo livre deveria provocar uma estimulação de vários sentidos, precisamente como substituição para as restrições devidas à deficiência.

O Snoezelen sofreu, ao longo dos anos, um enorme desenvolvimento, até à forma como se encontra hoje transmitido em quase todas as áreas de trabalho e actividades sociais. Hoje existem duas definições para este conceito:

"Sobre Snoezelen entendemos a consciente disponibilidade de estimulações primárias, mediante um ambiente agradável. Snoezelen é uma activação primária de pessoas com graves deficiências mentais, acima de tudo provocando a observação e experiência sensorial, através do uso de luz, sons estímulos tácteis, cheiros e sabores. Snoezelen é a criação de oportunidades de actividades autênticas do ambiente, para aqueles que são diferentes" (Ad Verheul, 1991).

"Snoezelen descreve um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes" (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).

A palavra Snoezelen é constituída por outras duas "snuffelen" (cheirar) e "doezelen" (dormitar, relaxar). Por coincidência é semelhante à expressão inglesa "to snoose" (dormir uma sesta, descansar). Lê-se "snuzelen", com "u" prolongado.

Um mundo de sonhos

A sala Snoezelen é um mundo de sonhos proporcionados por um ambiente de relaxamento ou estimulação.

Luzes psicadélicas e música de onda "New Age" ou "Chill Out" (música suave, de relaxamento) adornam o espaço.

Os sentidos poderão ser estimulados por equipamentos como um painel de luz e som, uma peça que responde a qualquer ruído mudando a cor e o aspecto luminoso.

Para os jogos existem as piscinas de bolas e um mural táctil, coberto de objectos em diferentes materiais e formas destina-se a estimular o toque.

Um Puff de microbolas, uma chaise longue (cadeira), um colchão de massagens, uma cama de água e almofadões proporcionam o máximo conforto.

A coluna de ar, quando se liga lança uma suave brisa de ar quente e mantém a temperatura constante e o espelho convexo, suspenso do tecto ou preso à parede oferece uma ampla e curiosa visão de tudo em redor, produzindo uma sensação de segurança.

A lâmpada aromática, com ambientadores que emitem aromas, as colunas de luz, por onde sobrem bolhas coloridas, e a bola de cristal (bola de espelhos com um foco), que faz girar a multiplicidade de luzes e cores num movimento lento, completam o ambiente edílico.

5 comentários:

  1. :0)
    Onde terás ido buscar a ideia??? :0)
    Espaço fantástico para todos, mas claro em especial para as nossas crinças..
    O resto, enfim:(
    Bjs da chefinha

    ResponderEliminar
  2. O André já frequentou na APPACDM cá de Évora, ele adorou e era fantástico para os outros miúdos também... todos gostavam daquilo... Quando lá fui visitar o espaço, experimentei tudo... foi realmente uma ideia de louvar!!!

    ResponderEliminar
  3. Isso deve mesmo fazer bem ao Stress... (Pessoalmente acho que até eu ia gostar!)

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca tive a felicidade de estar num espaço destes, mas pelo que leio e ouço era um espaço que cada escola deveria possuir...

    Chefinha!!!o resto realmente e muito triste...

    bjs e obrigado a todas pelos comentários

    ResponderEliminar