terça-feira, 8 de junho de 2010

Disfagia: Dificuldades para engolir

O acto de engolir parece, para muitos, algo fácil que ocorre de forma simples, mas na realidade a deglutição é resultante de um complexo mecanismo onde músculos e nervos encefálicos estão a trabalhar em sincronia para que o alimento que se coloca na boca consiga chegar até ao estômago sem nenhuma intercorrência. Quando o mecanismo de deglutição sofre alguma alteração anómala, ocorre a disfagia, que é definida como uma dificuldade em engolir sólidos e líquidos (até mesmo saliva).

A disfagia pode advir de diversas doenças tais como: AVC, Alzheimer, Parkinson, Distrofia Muscular, Traumatismos Cranianos, cancro de cabeça e pescoço, tumores cerebrais, Paralisia Cerebral, Distrofia muscular, envelhecimento das estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.) próteses dentárias mal adaptadas, dentre outras. E não escolhe sexo nem idade, verificando-se tanto em crianças como em idosos.

Normalmente as pessoas que sofrem de disfagia relatam dificuldades para engolir (sentem como se o alimento ficasse parado na garganta), engasgam-se frequentemente, têm tosse após engolir ou pouco tempo depois, regurgitação nasal de alimentos, dificuldade de mastigação e pigarros. 

Outros dos sintomas comuns e muitas vezes resultantes da disfagia são a desidratação, a perda de peso e a pneumonia. Assim, para se conseguir manter uma boa qualidade de vida é importante procurar uma intervenção multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, nutricionistas e principalmente um fonoaudiólogo, indicado para realizar o diagnóstico, prognóstico e respectiva reabilitação.

3 comentários:

  1. Só uma pequena observação: Fonoaudiólogo existe no brasil. Cá chamam-se Terapeutas da Fala os profissionais responsáveis pelo diagnóstico e reabilitação da disfagia.

    Cumprimentos e parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!

    Sim, tem toda a razão...mas como o artigo não é da minha autoria não me sinto no direito de alterar.

    De qualquer maneira obrigado pelo reparo, agradeço imenso...

    Obrigado pela sua visita...

    ResponderEliminar
  3. Valdecir "valdecir3195@hotmail.com"5 de agosto de 2010 às 20:38

    Tive sintomas que parece ser a DISFAGIA, fui no Gastro e foi recomendado fazer um exame chamado VIDEODEGLUTOGRAMA,feito pela Fono, que resultou em uma pequena alteração, fui encaminhado para um Neuro, que pediu uma ressonancia, que após feito tudo não constou nada, voltei para a Fono que após uns dias de fisioterapia, ela chegou a conclusão que a minha disfagia éra piscológica, mas ainda continuo tendo a sensação de engasgamento com liquido e sólidos, me policiei eu to levando a vida, ja faz um ano.O QUE FAÇO AGORA, vamos viver o dia a dia. Tomo um medicamento para ansiedade e para motilidade, e bola pra frente.

    ResponderEliminar