Durante a última semana, muitos foram os jornais que noticiaram que se estava a debater, no Parlamento, uma proposta de criminalização da violência escolar...Proposta que já foi noticiada anteriormente, em Dezembro, e sobre a qual eu me pronunciei, dizendo que "esta terá de ser sempre a última medida...Há outras medidas mais eficazes e que na minha opinião são primordiais..."
Vivemos numa sociedade reactiva, sociedade que reage em vez de agir...Por agir entendo prevenir e por reagir, remediar...
Já o ditado dizia: "Antes prevenir que remediar!"
Já o ditado dizia: "Antes prevenir que remediar!"
Aquilo que esta proposta nos apresenta exemplifica isto no perfeição...O Parlamento com esta proposta está a reagir e a tentar remediar os casos de violência escolar em vez de agir e prevenir que esses casos não aconteçam...
Já o referi noutro post, mas penso não ser demais voltar a salientar que existem outras medidas que precisam de ser tomadas.
Um dos primeiros aspectos que considero fundamental para a prevenção de casos de violência escolar é o diálogo...o diálogo entre Escola e Família...alargado a toda a comunidade educativa...Porquê?!? Porque este é uma das principais causas para que estes casos passem despercebidos...Esta falta de diálogo causa instabilidade na Escola, em Casa e na própria criança...Na grande maioria dos casos em que ocorrem os sinais de alerta, estes são "ignorados", na maioria das vezes de forma inconsciente, por todos os agentes...
Outra medida que penso que poderia resultar nas nossas Escolas, de forma positiva, era a dinamização dos intervalos ficar a cargo de Animadores Sócio-Culturais...Com uma articulação entre Professores e Animadores poderiam ser criadas actividades que fomentassem uma melhor socialização entre pares para dessa forma se promover uma inclusão efectiva de todas as crianças...
Uma outra alternativa passaria pela responsabilização e colaboração das próprias crianças/jovens...Ao fazer com que os alunos mais velhos fossem tutores dos mais novos...Por exemplo (no 1.º ciclo), cada aluno do quarto ano de escolaridade teria de ser "padrinho" de um aluno do primeiro ano...E essa função passaria por dar a conhecer a escola, acompanhá-lo nos recreios (principalmente no início do ano), entre outras actividades...É claro que também aqui teria de haver um esforço por parte dos Professores que teriam de realizar uma forte sensibilização junto de todos os alunos...
Um outro aspecto que considero importantíssimo é a sensibilização junto de toda a comunidade educativa...Sensibilizar e consciencializar toda uma Sociedade, não só para este "problema"...Importa formar e informar de forma a reflectir sobre a forma de intervenção e estratégias educacionais mais eficazes...Não só sobre esta problemática, mas sobre um leque variado de problemáticas específicas de cada sociedade.
A ligação entre todos os agentes é um factor essencial em todo o processo educativo...Relembro apenas que "fechar os olhos" perante os primeiros sinais também é uma atitude negligente e também deveria ser punida...
Temos de promover a inclusão de cada criança/jovem na escola, mas também na sociedade...
Só com a promoção desta interacção entre todos os agentes é possível criarmos uma sociedade mais justa, equilibrada e pacífica...
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