sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estabelecer algumas regras é fundamental

Todas as casas precisam de regras. É irreal pensarmos que podemos sobreviver sem elas. Podem ser poucas, devem ser simples, mas precisam de existir. Caso contrário a anarquia instala-se mais depressa do que possamos imaginar, principalmente se tivermos vários filhos.

Mas existem alguns princípios básicos quando se estabelecem regras em casa.

Em primeiro lugar as regras devem ser sentidas como necessárias. Não temos de fazer regras apenas por fazer, como mero exercício de autoridade. As regras devem ser essenciais para evitar conflitos e todos aprenderem a viver em comum debaixo do mesmo tecto. As regras "todos arrumam o seu quarto no sábado de manhã", "todos devem fazer os trabalhos de casa antes do jantar", "não se grita" ou "não se bate" são facilmente entendidas por todos como necessárias e úteis.

Em seguida, na construção das regras, todos devem ser ouvidos, filhos inclusive. Se a criança participar na elaboração da regra a possibilidade de a cumprir é muito maior. Se necessário, a regra deve ser explicada à criança. Não é justo que tenham de ser a mãe ou o pai a arrumar todos os quartos da casa. Se os trabalhos de casa forem realizados antes do jantar, todos podem passar um momento em conjunto durante o serão antes de irem dormir. Gritar não ajuda a resolver os problemas, apenas perturba o ambiente, e a violência não é uma forma aceitável de resolver os conflitos.

In: I online

1 comentário:

  1. Belo texto.
    Concordo com vc quando precisamos ter regras para a boa convivência e organização da vida. O legal das regras é fazer juntos, debater, sentir as necessidades. Conflitos se resolvem com diálogos abertos e francos.

    ResponderEliminar