sábado, 30 de janeiro de 2010

Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz": "Utilizando a CIF"



Teve início hoje, dia 30 de Janeiro de 2010, o Ciclo de Sábados - "Falando com quem faz", actividade organizada pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
Este sábado estava subordinado ao tema "Utilizando a CIF" e tivemos o privilégio, a honra de contar com um dinamizador considerado por mim e por quase todos os profissionais ligados à Educação Especial como um dos "GIGANTES", o Dr. Francisco Ramos Leitão.

As expectactivas eram elevadas, tanto pela qualidade do prelector como pela pertinência do tema.

Tal como o Dr. David Rodrigues, Presidente da PIN, (outro dos "GIGANTES" da Educação Especial, na minha opinião) referiu na apresentação da actividade, esta é uma actividade para realizar uma "conversa de cotovelo em cima da mesa"  onde se pretendem reflectir práticas do dia-a-dia.

Foi uma sessão que decorreu num sábado de manhã e que contou com uma sala cheia de profissionais ligados à Educação Especial, o que prova que todos juntos podemos fazer uma Mudança sustentada e equilibrada.

O professor Ramos Leitão começou a sua prelecção referindo que o grande problema da CIF não era o documento em si, mas sim a sua obrigatoriedade e a sua colocação como um instrumento de avaliação, quando a CIF não é um instrumento de avaliação. Ela classifica contextos, circunstâncias e ecossistemas que envolvem/rodeiam o aluno. Para já não falar que ela não foi construída para a Educação.

Os médicos ou psicólogos também possuem esta obrigatoriedade em utilizarem um instrumento?!?

Outra das questões polémicas que envolve a CIF assenta numa subjectividade que acaba num código e consequentemente num número...Acabamos por obter dessa forma uma falsa objectividade.
A CIF acaba por ser uma estrutura de pensamento, uma taxonomia para organizar e obter uma linguagem comum.

Este objectivo, que a própria tutela definiu não foi atingido, daí ser necessário tentar tirar partido  da CIF e adaptá-la ao contexto educativo; devemos retirar os ítens mais relevantes a nível pedagógico, de acordo com a população escolar com que cada um trabalha.

É importantíssimo partir do currículo e retirar o que é importante para nós e para os docentes da turma, até porque estes são os maiores conhecedores da criança.

Depois de termos em conta estes pontos, é fundamental criar/adaptar um documento onde cada escola consiga retirar as áreas fortes e as áreas fracas de cada aluno.

Devemos utilizar esse documento numa lógica educativa, de forma dinâmica uma vez que não é um documento "feito ou único".

Um dos conselhos dados pelo Professor Ramos Leitão passava por "esquecer a CIF" e evidenciar a criança, o contexto em que está inserida, que dificuldades tem, a sua família, os professores, a escola (entre outros).

Devemos fazer uma avaliação que dê pistas, estratégias que permitam o desenvolvimento sustentável de cada criança, até porque "a Escola é um local de construção de valores (a origem da razão está por trás da emoção)".

Numa lógica de Inclusão o importante é avaliar a criança numa perspectiva ecológica e não numa perspectiva clínica. Devemos ter em conta o Ambiente onde o aluno está integrado. Não podemos ter em conta apenas a actividade como fundamental, porque também as limitações e tudo o que rodeia as actividades são essenciais e importantes para o desenvolvimento de cada criança.

Importa lembrar que não se deve colocar em causa a criança e a sua família por fragilidades da legislação. É essencial a colaboração entre docentes que tenham sempre no pensamento a criança e tudo o que a rodeia.

O Professor Francisco Ramos Leitão apresentou um conjunto de documentos, como exemplos, que fundamentava tudo o que ia referindo ao longo da sessão. De excelente qualidade

Ficou no "ar" a possível criação de um grupo que dinamize a operacionalização destes documentos. Eu gostaria de pedir, e desculpem-me a ousadia, não deixem morrer essa ideia, pois considero, tal como o Professor Francisco Ramos Leitão, que só com a constante colaboração entre todos é possível mudar e criar um futuro diferente na Educação Especial.

O Professor Ramos Leitão aproveitou para fazer uma breve apresentação do seu novo livro, "Valores Educativos, Cooperação e Inclusão", que pelo que foi descrito devo confessar, estou ansioso por começar a ler.

Toda a equipa da PIN está de parabéns, apesar de estarmos apenas na primeira sessão, pelo sucesso da actividade, mas também pela pertinência dos temas escolhidos para o Ciclo de Sábados.
Devo referir que as expectativas iniciais foram atingidas, ou melhor, foram ultrapassadas.

Aguardo o próximo sábado (20 de Fevereiro) para poder "beber" mais um pouco de sabedoria com os "Gigantes" da Educação Especial. 

No próximo sábado a "convidada" é Ana Paula Joaquim e o tema é o "Processo de identificação das NEE".

Para quem queira efectuar a inscrição no "Ciclos de Sábados", durante 2010, poderá fazê-lo através do link:

5 comentários:

  1. Agradeço pela minha parte o resumo q está excelente!
    Contamos com o próximo sábado!!
    Parabéns e obrigada pela tua participação!!

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço. A qualidade do evento e da organização esteve à vista. Apenas me limitei a descrever uma excelente sessão de partilha de conhecimentos.
    Por mim não falho a um evento desta Associação, até hoje todos em que estive foram excepcionais e cheios de qualidade.
    Parabéns PIN!

    ResponderEliminar
  3. é pena estes seminários decorrerem só em Lisboa...pois para nós de Viseu e de outras localidades mais a norte é muito dificil e dispendiosa a deslocação..
    no entanto...parabéns por quererem sempre mais..

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula
    Em nome da direcção da Pin agradeço os parabéns!
    A nossa associação está a dar os primeiros passos e em regime de voluntariado o que nos é possivel ir fazendo no nosso percurso vamos conseguindo pela zona de Lisboa,é certo, porém estamos a reunir esforços para alargar as iniciativas a outras regiões!
    Um abraço
    Elvira

    ResponderEliminar
  5. Olá Paula!
    É óptimo ter uma conterrânea aqui pelo blog. Obrigado pela visita.
    A PIN realmente está de parabéns. Apesar de estar no início as suas actividades são de uma pertinência enorme e de uma qualidade, até este momento, simplesmente formidável...Penso que ainda ouviremos falar em grande escala desta Associação, que não minha opinião é fundamental para a área.

    Obrigado a todos pelas visitas e comentários.

    Cumprimentos
    Nelson

    ResponderEliminar