quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TRISSOMIA 21 - Mensagem de Mãe para Pais (parte 3 - Conclusão)

"Conclusão:


Tudo serve para lhe ensinar algo mais, tudo serve para a estimular, a procura de materiais e produtos didácticos é incessante, procurando nos artigos usuais para crianças, mais uma forma de estratégia de estimulação e aprendizagem para a Sara. Do comum dos brinquedos, livros ou artigos se trabalham estratégias.
Os fins de semana em família, seja estando em casa e interagindo todos, como numa ida ao parque, à praia, ao supermercado, ou simplesmente “dar uma voltinha de carro” à beira mar, e aqui em Peniche é só contornar a cidade que o mar rodeia-nos, TUDO, mesmo TUDO é aprendizagem, é trabalho para a Sara, é interacção e enriquecimento familiar, que se traduz em regozijo para todos e a Sara vai crescendo, e alcançando metas e aquisições.
Pais não se esqueçam de uma grande máxima: sem muito Amor, Disciplina e Firmeza ninguém singra na vida.

Estes nossos filhos com Trissomia 21 não são excepção!

Tanto a Sofia como a Sara têm notas excelentes na escola, e no seu desenvolvimento, porque tudo investimos nelas, o melhor investimento é o tempo que lhes dedicamos e sempre com Amor, Disciplina e Firmeza, sempre pesquisando por mais recursos, por mais formas de as enriquecer e prepará-las para o futuro.

A Sofia nasceu com as portas da sociedade abertas. Estamos sempre atentos à sua educação, à formação da sua personalidade, incutindo-lhe fortes valores, para isso depositando uma semente de Amor, Disciplina, Firmeza, Respeito, Solidariedade, Igualdade, esperando que essas sementes comecem a brotar, e já começaram, e acompanhando o seu crescer, para que não ser percam nas longas e ferozes brisas de vento, que ora com mais ou menos força vão soprando na vida dela. Enriquecendo-lhe o conhecimento, a experiência, sempre com muito Amor, num Dar constante. Reconhecendo, valorizando e felicitando as conquistas obtidas, consolando, apoiando, ensinando nos momentos menos bons, ou mesmo de mágoa e dor.
Tendo a capacidade de descer à sua idade e as pequenas contradições dos 9 anos, que à muito por nós passaram, serem reconhecidos interpretados como os problemas reais, dando o apoio e o ensinamento para os ultrapassar, ou repreender nos momentos dos erros.
A Sara nasceu como a irmã, saudável, apenas trazia consigo o Cromossoma da Surpresa, que em minutos passou a ser o do Encantamento. Nasceu com Trissomia 21, e com este diagnóstico o fechar de portas da sociedade. Não o cerrar de portas, mas o suficiente para delimitar uma caminho que deveria ser aberto. À Sara tudo teve de ser ensinado, até o mamar é diferente, até a forma de amar mudou. Hoje com convicção digo que o conceito de Maternidade só ganha o seu real e grandioso significado quando se é Mãe de um filho com deficiência, porque que ele sim mostra-nos até onde somos capazes de ir e seguir: O CÉU È O LIMITE!
Tudo à Sara teve de ser feito com cuidados redobrados, o criar, cuidar, amar tem de ser mais atento, mais activo, muito maior, como também a Firmeza e a Disciplina têm de ser maiores. O Amor é igual para ambas: amo-as “até à loucura”, como diz uma mãe que conheço. A procura de materiais didácticos, a implementação de estratégias, a consolidação de valores de educação, respeito, comportamentos sociais aceites, têm de ser maiores e mais firmes ainda. Os cuidados de saúde mais acentuados e investindo fortemente na prevenção.

Mas sabem que mais? Interiorizando tudo isto com a naturalidade e respeito que merecem a normalidade na família instala-se, e o estimular, apoiar, e a pesquisa incessante de recursos é tão natural como beber um copo de água.

No nosso círculo sócio-familiar a deficiência é uma variante constante, encarada com a normalidade que qualquer outro valor, mas com o mais profundo respeito pelas limitações de cada um.

O Futuro a Deus pertence, preocupa-nos o futuro dos nossos filhos claro, e de ambos. Supostamente o da Sofia será mais aberto, mas não menos preocupante. O da Sara, é um caminho que se faz caminhando. Ou seja, para que o futuro reserve às Saras um papel activo em sociedade, temos que apoiá-los o mais possível, desde que nascem até à vida adulta. Tudo é trabalho, aprendizagem, consolidação de conhecimentos. Começa ao nascer, e continua sempre...

Mas à medida que vamos caminhando, temos de passar a mensagem, não só de Esperança e que há Esperança para estes nossos filhos, como passar a mensagem absolutamente prioritária de que a Sociedade tem a Responsabilidade Social de os receber de braços abertos e não fechados, de lhes proporcionar todos os recursos e apoios para que ao longo da vida tenham o seu papel activo na mesma, na creche, na escola primária, durante todo o percurso escolar que cada criança consiga efectuar com os devidos apoios, como na saída profissional e na colocação no mercado de trabalho.

Não os podemos estimular e trabalhar e aos 18/19 anos acabarem as respostas e as soluções e ficarem sem objectivos. Todos são capazes de algo, todos tem um dom para desempenhar, esses dons tem de ser apoiados, trabalhados para que os possam desempenhar.

Todos queremos que os n/ filhos sejam felizes, mas esta felicidade sem autonomia, sem independência socioeconómica não é possível.

Portanto pais, toca a deitar mãos à obra, enxugar as lágrimas, eliminar as mágoas e seguir em frente para mostrarmos ao Mundo que estes nossos filhos têm tantos direitos e deveres como os demais, só precisam é de um empurrãozinho extra ao cromossoma que veio como extra, o Cromossoma do Encantamento, que encanta todos e tem de encantar também quem de Direito e Poder, para que Legislações e Apoios sejam estruturados para que estes nossos filhos não fiquem sem perspectivas de futuro, sem metas.

Imaginámos uma viagem À Itália e aterrámos na Holanda. A beleza da Itália é uma realidade consolidada, é só desfrutar dela. A beleza da Holanda é inexplorável, cada passo mais uma descoberta, e sabem? Muito mais bela e enriquecedora. Aterrei na Holanda de surpresa, só dei por si quando sai do avião e acreditem ou não apaixonei-me tão-somente pelo olhar, a viagem já era a minha viagem. Saí e fui à descoberta da Holanda, Meu Deus como é bela e enriquecedora. Já tinha ido à Itália e julgava que lá estava a voltar, mas cheguei foi à Holanda e não quero outra. Duas experiências distantes, dois mundos tão diferentes no aspecto e tão iguais no Amar.

Termino esta minha longa reflexão com um poema que a minha filha Sofia escreveu e que me tocou e surpreendeu profundamente. Numa simples quadra, a Sofia resume a (longa) mensagem que aqui deixo ficar. Nunca é longo de mais quando com o nosso testemunho tentamos passar uma mensagem de abertura de mentalidades e ajudar todos a verem para além do que a visão alcança, neste sentido, ensinar as pessoas a verem para além dos rostos e do estigma que a sociedade criou, mas que nós pais não o vemos, pelo menos falo por mim, por nós e algumas famílias.

Deixo-vos com o poema da Sofia, que pode ser de qualquer Sofia para muitas Saras, e que encoraja a uma reflexão:

Cada Um é como É,

Cada qual é como tal,

Se tens uma Diferença,

Todos te devem respeitar como Igual!

De: Sofia Morato,

Peniche, 12-04-2009

Bem Haja a todos os Pais a quem dedico esta mensagem.
Força, Fé e Amor, e não desistam nunca dos v/ filhos.
Sandra Morato, 18-04-2009


4 comentários:

  1. Mais um post E S P E T A C U L A R!!!
    Obrigada e abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Cristina pela sua presença assídua no "nosso" blogue...
    As suas intervenções têm sido de grande valor e com elas temos aprendido muito...Com elas temos crescido como pessoas e profissionais.

    ResponderEliminar
  3. Não existem palavras para descrever o que foi aqui relatado neste "Testemunho de Mãe para Pais" - Trissomia 21.
    Este relato, aplica-se a todas as deficiências.
    É um belo e valioso testemunho, de como um filho especial, deverá ser recebido, aceite, brincado, trabalhado, integrado, respeitado e sempre, sempre AMADO.

    Estou tão feliz, por ter descoberto esta preciosidade de blog!
    Bem-hajam a todos.
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me lisonjeado pelos seus elogios Isabel...Muito obrigado, espero que o blog continue a responder às expectativas.
    Cumprimentos

    Nelson

    ResponderEliminar