sábado, 15 de janeiro de 2011

Ciclo de Sábados: "Falando com quem faz...: “A Funcionalidade na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”


Realizou-se hoje de manhã, dia 15 de Janeiro, o 1º sábado Temático do ano, organizado pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Esta sessão estava subordinada ao tema “A Funcionalidade na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental" e como dinamizadora contámos com a Dr.ª Sofia Santos.

A sessão iniciou com uma pequena apresentação de todos os presentes e foi com enorme satisfação que verifiquei que havia muita gente de fora de Lisboa... A Associação está a crescer e estes momentos de partilha são momentos verdadeiramente enriquecedores para todos os presentes.

A Dr.ª Sofia Santos começou por fazer uma abordagem sobre a definição de Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Este termo, ao contrário de outros, baseia-se no grau de funcionalidade do indivíduo na sociedade.


"DID é caracterizada por limitações significativas ao nível do funcionamento intelectual e dos comportamentos adaptativos expressados nas habilidades adaptativas conceptuais, sociais e práticas [...] aparecendo até aos 18 anos."

(AAMR, 2002, 2007).

Segundo a Dr.ª Sofia, pretende-se com esta definição tornar o termo o menos estagmatizante possível e compreender a ligação entre inteligência, comportamento adaptativo e papel no funcionamento humano.

De seguida, a dinamizadora apresentou-nos a Escala de Comportamento Adaptativa que: 

"avalia a independência pessoal e comunitária e aspectos relativos à perfomance e ao ajustamento social, a importância do envolvimento, planos habilitativos de acordo com o escalão etário e o grupo sócio-cultural onde o indivíduo se insere".  

(Lambert, Nihira & Leland, 1993).


A Dr.ª Sofia Santos referiu que é apologista deste instrumento ser utilizado para preparar a nossa intervenção, enquanto docentes de educação especial, no dia-a-dia, percebendo dessa forma os contextos e competências a trabalhar com determinada criança/jovem. Dessa forma poderemos compreender onde estão as dificuldades e como dar a "cambalhota".
Até porque, e citando a Dr.ª Sofia Santos:

"Não é saber o rótulo, é saber que tipo de apoio necessita".

Este instrumento permite "identificar as áreas fortes e fracas para a elaboração de planos habilitativos. Não se baseia apenas no teor académico-escolar, mas com as diferentes áreas". 
Esta foi uma sessão onde o espaço de partilha de ideias/experiências foi bastante enriquecedor. Devo referir que as expectativas iniciais foram atingidas, ou melhor, foram ultrapassadas.

Aguardo o próximo sábado (19 de Fevereiro) para poder "beber" mais um pouco de sabedoria.

No próximo sábado a dinamizadora é Lilia Pires e o tema é o "Respostas de Orientação para o Ensino Superior".

Para quem queira efectuar a inscrição nas próximas sessões do Ciclos de Sábados: "Falando com quem faz", poderá fazê-lo através do seguinte endereço:


E o endereço para consultarem o programa:

1 comentário: