quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apoio a Famílias Especiais em Peniche - AFESPE

Famílias Especiais são famílias que no seu seio têm pessoas com deficiência.
Normalmente estas famílias, e em pleno séc. XXI, vivem ainda fechadas sobre si próprias, muitas ainda vítimas do preconceito, da falta de formação, informação, sem apoio para lidar com a deficiência, com a naturalidade, a normalidade e o respeito que a mesma merece.
 
Porque as utopias deixam de o ser no momento em que alguém acredita e luta por elas, e porque só podemos falar de responsabilidade social quando primeiro cada um de nós desperta para a sua própria responsabilidade individual, torna-se agora realidade o que até aqui tinha sido uma utopia.

Num exemplo de união de esforços individuais e colectivos, tendo como base o espírito de entreajuda e a partilha de experiências, nasce agora em Peniche, com o patrocínio da Fundação ADRA em Portugal, tendo como parceiros o Portal Ajudas e o BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais, um espaço semanal de atendimento a famílias especiais, a funcionar estritamente numa base voluntária e solidária.
 
Um atendimento que se pretende ser acima de tudo um encaminhamento para as famílias e uma partilha de saberes, visando sempre a Inclusão Social, tanto da pessoa com deficiência na comunidade local e na sociedade, como a quebra do isolamento e da exclusão a que as famílias recorrem, por não saberem como lidar com a situação, que respostas procurarem para o seu caso específico, acima de tudo por não ter quem as oiça e compreenda a mesma linguagem, traduzida na similaridade das situações.

Todo este serviço será prestado, numa base voluntária, solidária e personalizada, por um comum cidadão que, por sentir na primeira pessoa muitas das barreiras impostas pela sociedade, acima de tudo por se confrontar com a falta de informação, formação da maioria das pessoas às questões relacionadas com a deficiência, e pela importância urgente em se assumir esta temática como factor natural, normal que faz parte da sociedade, merece da parte da mesma o devido respeito e solidariedade!

Este atendimento terá o seu início no próximo dia 01 de Março, durante o período da manhã, sem um horário fixo, mas que se situará entre as 9 e as 13 horas e funcionará às Terças-Feiras, nas instalações da Igreja Adventista do 7º Dia, na Rua do Vale Verde, Nº. 1 em Peniche (perto da Biblioteca Municipal e da CerciPeniche).

Para qualquer contacto ou esclarecimento é favor contactar afespe@ajudas.com / 91-2363261(Apoio Famílias Especiais Peniche), e uma resposta será dada tão breve quanto possível.

Porque:

O Estado não consegue, nem pode, dar todas as respostas e muitas respostas têm de partir da iniciativa individual e colectiva, da sociedade civil e da solidariedade das pessoas;

Este é o Ano Europeu do Voluntariado;

aqui ficam os agradecimentos às entidades que, de forma simples e possível, conseguem agora juntar esforços e oferecer à comunidade local um apoio e atendimento, tendo em atenção a sensibilidade e delicadeza destas questões.

O nosso agradecimento às entidades que tornaram possível esta realidade:

• Fundação ADRA - http://www.adra.org.pt/ - patrocina o espaço e os recursos logísticos que dispõe em Peniche;

• Bipp - Banco de Informação de Pais para Pais - http://www.bipp.pt – como parceiro no encaminhamento de famílias que procuram respostas e esclarecimentos à sua própria especificidade e material de apoio logístico, quer em papel, quer em suporte digital

• Portal Ajudas - http://www.ajudas.com – como parceiro no apoio logístico, divulgação, informação e encaminhamento das famílias, e no que mais poder apoiar. Disponibiliza a conta de email e o telemóvel de contacto.

Espera-se ainda poder contar com o reconhecimento, a visibilidade das autoridades oficiais para que todos possam de facto ser encarados como iguais, sendo diferentes, e para que a comunidade local reaprenda que falar de deficiência é acima de tudo falar de Respeito, Capacidade e Igualdade, sendo que só com a Solidariedade de todos tal será possível

Em nome de uma plena e activa cidadania, só é possível ter uma igualdade de oportunidades quando se abre a porta para uma oportunidade de igualdade, e pretende-se que este atendimento possa ser para muitas famílias essa porta que se abre nas suas vidas!

Peniche, 22 de Fevereiro 2011

Artigo redigido por Sandra Morato


In: Ajudas

2 comentários:

  1. Obrigado Nelson pela divulgação, veja se descobre quem vai estar no atendimento??? E o "Sara, a Luz!" correspondeu às suas expectativas? Fiquei a aguardar comentário!Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Não tem que agradecer Sandra. Eu é que agradeço o comentário e as visitas.

    O livro, comecei agora a ler e estou a gostar muito...Aguarde pelo resumo :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar