terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Em Portugal, há 350 de novos casos de cancro em crianças

A leucemia e os tumores do sistema nervoso central representam mais de metade dos cancros diagnosticados em crianças anualmente, uma "bomba" que cai no colo dos pais e com a qual a associação “Acreditar” os ajuda a lidar diariamente. Hoje assinala-se o Dia Internacional da Criança com Cancro.

Segundo dados da Confederação Internacional de Pais de Crianças com Cancro, a leucemia e os tumores do sistema nervoso central representam 65% do total dos cancros nas crianças (40% as leucemias e 25% o restante.

Em Portugal, onde anualmente são diagnosticados cerca de 350 novos casos de cancro, a sobrevivência ronda os 78% nos casos de leucemia e dos 69% quando se trata de tumores do sistema nervoso central.

"O primeiro impacto é como se fosse uma bomba atómica que caísse em cima da cabeça dos pais. Depois demora o seu tempo até que as pessoas comecem a aperceber-se desta realidade, que é dura, mas que tem soluções, há cura", referiu Margarida Cruz, presidente da “Acreditar”, à Lusa.

 "O primeiro contacto é feito por pais que já passaram por esta situação, que têm os seus filhos bem, curados. Porque é dar uma perspectiva de quem já vivenciou e de que é possível ultrapassar", disse, destacando que a "mensagem de alguém que esteve na mesma situação é uma forma muito útil de passar alguma confiança aos pais".

Durante o tratamento da doença, os pais oscilam entre dias com "muita esperança, quando tudo corre bem, e de muito desespero, quando algo corre mal no meio do tratamento".

"Há muita oscilação, muita preocupação e muita angústia nos pais", conta Margarida Cruz, lembrando que as crianças "sofrem com o impacto imediato, a dor física que estão a sentir por causa do tratamento ou a alteração da sua vida, por terem de sair do meio familiar".

Além disso, as alterações emocionais dos pais "têm um enorme reflexo nas crianças pequenas".

A Acreditar tenta "reforçar os pais do ponto de vista emocional de forma a que eles consigam aparentar para os filhos tranquilidade".

"Quando sentimos que estão numa fase em que estão tão frágeis que não conseguem, nós levamos os miúdos a dar uma volta para que o pai e a mãe possam chorar. Porque às vezes é preciso. E para quando a criança volte a estar com eles, os pais possam voltar a estar com uma cara mais tranquila, mais sorridente", referiu Margarida Cruz.

No Dia Internacional da Criança com Cancro, a Acreditar lança o concurso "Desenha-me um Sorriso", destinado a crianças entre os seis e dos doze anos.  O desenho vencedor será capa da agenda para 2012 da Acreditar e os dez melhores serão transformados em selos que os CTT irão emitir.

Sem comentários:

Enviar um comentário