segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Leitura e Escrita no Jardim-de-Infância: formas de intervenção educativa intencionais

 
Pensar numa educação de qualidade para as crianças desde os primeiros anos de vida é fundamental e essencial para um desenvolvimento global, harmonioso e progressivo da criança enquanto cidadão de direitos, dizem-no vários autores.

Para tal, torna-se indispensável (re)pensar práticas educativas, reflecti-las, transformá-las, melhorá-las … considerando as intencionalidades pedagógicas que lhe dão suporte.

Actualmente, apesar de se reconhecer a importância da exploração da leitura e da escrita desde as tenras idades, muitos profissionais de educação questionam-se sobre como fazer essa exploração no domínio da leitura e da escrita; interrogam-se também acerca das estratégias que devem utilizar, o tipo de actividades que devem planificar e a forma como estas devem ser exploradas com e pelas crianças.

Esclarece-se que pensar em aprendizagem educativa implica pensar em aprendizagens eficazes, contextualizadas e significativas para todas cada criança.

O presente workshop “Leitura e Escrita no Jardim-de-Infância: formas de intervenção educativa intencionais”, que irá ter lugar no dia 12 de Fevereiro de 2010, procura ser um tempo de partilha, de co-construção de conhecimentos, de reflexão e debate em torno de todas estas preocupações presentes no tempo actual.

Para mais informações, enviar mail para workshops@janelaredonda.pt
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário