segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Projeto "Liga-te" é arma da escola para combater o absentismo

O "Liga-te", um projeto-piloto de prevenção e controlo do absentismo escolar, funciona desde o ano passado na secundária Fernão Mendes Pinto, no Pragal, Almada, e tem "permitido aos jovens ultrapassarem a imagem estigmatizada que a ajuda costuma ter".

O projecto, iniciado em Abril, é produto dos esforços da escola e da Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta (LAHGO), que contrata os profissionais que integram a equipa multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, uma educadora social, um técnica de reabilitação e inserção social e um advogado.

A professora Ana Pina, co-coordenadora da iniciativa, contou à agência Lusa que "o projeto nasceu da constatação de que há uma série problemas das famílias e dos alunos a que a escola sozinha não consegue responder, fundamentalmente ao nível do absentismo e do mau rendimento escolar ".

O gabinete do projecto funciona na escola e, garante a professora, é cada vez mais atractivo para os alunos: "O desempenho tem sido muito positivo. Os miúdos têm constituído uma imagem muito positiva sobre a ajuda, que, até aqui, tinha uma imagem muito estigmatizada".

De acordo com a coordenadora do projecto por parte da LAHGO, Patrícia Gouveia, dos 41 casos que o projecto, através dos directores de turma, sinalizou, 30 estão activos e "são evidentes as melhorias de comportamento".

"Começamos também a notar que, mesmo que o aluno não seja sinalizado pelo director de turma, o projecto está cada vez mais bem divulgado e temos cada vez mais alunos que nos procuram a título individual", acrescentou.

A maioria dos alunos sinalizados, disse ainda a coordenadora, "vêm de famílias monoparentais" ou de famílias em que os pais têm pouco tempo para acompanhar os filhos, devido ao trabalho.

"Há casos de perturbações do comportamento que se relacionam com situações de carência económica, mas a maioria tem que ver com situações de desestruturação familiar", disse.

Também por isso, o próximo passo do projecto é criar uma espécie de escola de pais, "para actuar junto dos encarregados de educação, ajudá-los a estabelecer regras e limites aos educandos".

A Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta é um Instituição Particular de Solidariedade Social e foi criada em 1991. 
 
In: JN online

Sem comentários:

Enviar um comentário