sábado, 5 de fevereiro de 2011

Projecto “Som e Silêncio” pela inclusão e contra a discriminação de crianças com deficiência auditiva

António Galamba participou no dia 18 de Janeiro, no Ateneu Artístico Vilafranquense, na apresentação de “Som e Silêncio”, que pretende incutir nas crianças do ensino regular o interesse pela língua gestual. O projecto acústico, da autoria da cantora Paula Teixeira, é uma iniciativa da Associação Nova Frente Juvenil e conta com o apoio do Governo Civil de Lisboa e da UNICEF.

“Som e Silêncio”, que se assume como uma comunhão entre a Música e a Língua Gestual Portuguesa, visa, de acordo com presidente da Associação Nova Frente Juvenil, do Sobralinho, João Pedro Baião “fomentar nas escolas e nos alunos o interesse pela aprendizagem da língua gestual”. Através de um pequeno concerto é ensinado às crianças “o básico da língua gestual”, numa primeira fase, que posteriormente incluirá aulas mais formais e grupos de trabalho.

O projecto é ainda apoiado pelas cãmaras municipais de Vila Franca de Xira, Loures, Odivelas, Azambuja, Mafra e Lisboa, que levarão cerca de 500 crianças, do 1.° ao 9.° ano de escolaridade.

“O Som e Silêncio” está a chegar também a escolas secundárias, muitas vezes por solicitação no âmbito de projectos desenvolvidos pelos alunos em Área de Projecto. O objectivo é chegar aos alunos que não têm necessidades educativas especiais para lhes despertar interesse em aprender a linguagem utilizada por outras crianças, com problemas de surdez. O projecto pode ser desenvolvido em escolas, auditórios, salões, bibliotecas, museus ou locais ao ar livre.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário