sexta-feira, 23 de julho de 2010

Médico receita Nintendo a criança com problemas de visão

Que criança não gostaria de cumprir esta receita médica? O "sortudo" é Ben Michaels, ele tem de passar duas horas por dia a... jogar Nintendo. Tudo porque tem um problema oftalmológico conhecido por "olho preguiçoso".


Ben Michaels é uma criança inglesa de seis anos que sofre de ambliopia, vulgo "olho preguiçoso", a quem um médico oftalmologista receitou, imagine-se, duas horas de jogo de Nintendo por dia para tentar corrigir esse defeito de visão.

No caso, a plataforma é a Nintendo e o jogo é o Super Mário, já que é o preferido de Ben, mas podia ser outro qualquer. A ideia é obrigar o olho preguiçoso a ver enquanto o outro está tapado, o que poderia ser um modo antigo de encarar o problema não fora a originalidade de introduzir um videojogo no tratamento.

O médico, Ken Nischal, oftalmologista de diversos hospitais pediátricos, disse ao jornal "Daily Mail " que este género de terapia ajuda as crianças com visão deficiente.

A questão, segundo o especialista, é que os jogos de computador incentivam o movimento repetitivo dos olhos, treinando o olho a focalizar corretamente, e como a criança fixa a atenção naquilo que está a fazer, no caso o jogo, permanece ainda mais atenta e o tratamento torna-se muito mais eficaz e rápido.

A mãe de Ben, Maxine, adiantou aos jornais que o filho era "quase cego" do olho esquerdo e melhorou cerca de 250% na primeira semana de tratamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário