sábado, 3 de julho de 2010

Palestra: "O Autismo: Direito à Inclusão"

No dia 1 de Julho, à noite decorreu no Museu de Cerâmica, em Sacavém, uma Palestra intitulada de "O Autismo: Direito à Inclusão", uma iniciativa organizada pela U.E.E. do Agrupamento de Escolas de Bobadela.

Esta Palestra contava com a presença da Dr.ª Sofia Pedrosa e Dr.ª Margarida Morgado (CRI APPDA Lisboa) para nos falarem sobre as Unidades de Ensino Estruturado.

E com o Dr. Nuno Lobo Antunes, Neuropediatra (CADIn), para nos falar um pouco sobre o Autismo.

Foram duas apresentações de muita qualidade reflectindo o excelente trabalho realizado pelos profissionais em questão. Palestra que contava com uma sala cheia de muitos elementos pertencentes à comunidade escolar...Desde auxiliares, a pais e professores, passando por técnicos de diversas áreas...Uma Palestra cheia de qualidade e sucesso desde do primeiro momento, tanto pela grande presença de público, quer pela excelente organização...

Durante a apresentação ouvimos o Dr. Nuno Lobo Antunes falar sobre a diversidade existente neste tipo de Perturbações, comparando essa diversidade a uma constelação de estrelas, onde existem estrelas que brilham mais e outras que brilham menos. Assim são estas crianças, têm áreas muito fortes e áreas mais fracas. Cada criança é um caso e temos de ter em atenção quais os seus traços "mais acentuados".

"Cada um de nós é um firmamento e para cada um de nós há estrelas que brilham mais do que outras."



Apesar da grande variabilidade de comportamentos e de características que estas crianças/jovens apresentam existe uma característica que "normalmente" é comum: as dificuldades na linguagem verbal e não verbal.


O olhar da criança para a mãe é fundamental, não havendo uma relação de cumplicidade entre ambos tudo se torna muito complicado.


Numa altura em que se fala tanto de Bullying, chamou atenção para este fenómeno nesta população em especial, uma vez que em muitas situações, as vítimas são crianças com Asperger.

Durante esta Palestra tive o prazer uma Amiga muito especial, com quem partilhei vários posts, comentários e emoções. Já tinha tido o prazer de ler as suas palavras magníficas...Já tinha tido um orgulho ainda maior em ter convivido com o seu filho durante alguns minutos...Neste momento e depois de ter conhecido pessoalmente esta Amiga tão especial fiquei com uma certeza, as suas palavras continuam a "brilhar" mais alto e demonstra ser uma grande Mãe, uma guerreira...As palavras faltaram-me durante este encontro onde pude constatar a ser humana magnífica que todos os dias nos surpreende com as suas palavras, com os seus gestos...

Saio desta palestra com uma certeza: Os Pais/Família e a Escola/Professores têm de estar cada vez mais unidos para bem das "nossas" crianças...

8 comentários:

  1. Essa constelação de estrelas, precisa de toda a comunidade empenhada, para poder brilhar...
    E da compreensão e empenho de todos...
    Obrigado pela partilha
    Percebo que ás vezes as palavras não nos saiem na altura, mas ficam os gestos.
    Imagino que sei quem é mãe de que fala, e ela também percebe!...
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Não tenho muitas palavaras. Está tudo dito. Pessoas especiais que fazem momentos simples assumirem um significado imenso nas nossas vidas. Os bons acasos da vida... Pessoas fantásticas!
    Bjs a uma grande pupilo e a uma grande mãe!!!
    Palestra nada a dizer boas iniciativas sempre. mais uma vez a fabulosa mãe de parabéns!! Assim como os parabéns a todos intervenientes q a tornaram possivel.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei triste porque não tive oportunidade de estar presente, mas tenho a certeza que este momento foi fundamental para toda a comunidade educativa. A melhoria das nossas respostas educativas faz-se com todos, mas a força destes pais move motivações.
    Um abraço para esta mãe especial,para todos os pais que lutam pelo melhor e para todos os meus colegas que dão o melhor de si.

    ResponderEliminar
  4. E com Todos se fará a Mudança...

    É óptimo poder ler estas palavras e sentir que não estamos sós...

    Obrigado Mina e Isabel e um agradecimento muito especial à Elvira...A uma grande profissional que durante este ano muito me fez crescer...tanto como profissional...mas acima de tudo como Homem...

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu queria deixar aqui algumas palavras porque também estive presente nesta palestra e ainda sinto a felicidade do momento quando a recordo... As palavras que agora me vêem à memória é que realmente a felicidade são momentos mágicos que devemos saborear e procurar com afinco. Sou uma felizarda porque no meu caminho se cruzam as pessoas mais espetaculares que existe! (E pronto, não consigo mesmo dizer nada de jeito) ABRAÇO ENORME

    ResponderEliminar
  6. Obrigado...Também eu sou um felizardo pelas pessoas que se têm cruzado no meu caminho...um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. De facto com quem nos cruzamos faz toda a diferença!! Como diz o poeta é por acaso que nos cruzamos com alguém, mas não é por acaso que alguns nos marcam para sempre. É o vosso caso Nelson e Cristina! Pessoas fantásticas. Tu Nelson não sei como cresceste mais, tão grande que tu já és!!! :)bjs grandes

    ResponderEliminar
  8. Agradeço imenso os elogios :)...crescer mais, só mm por causa dos pregos ;)..lol

    Bjs

    ResponderEliminar