segunda-feira, 5 de julho de 2010

Metade dos alunos já tem risco cardíaco

Estudo em oito escolas da região de Lisboa mostra situação "alarmante". Tensão alta, obesidade e fumo são responsáveis.

Quase metade dos alunos do secundário (49%)de Lisboa tem pelo menos um factor de risco para de-senvolver problemas do coração. A conclusão é de um estudo-piloto que será apresentado hoje no Instituto Ricardo Jorge (Insa) e que envolveu 854 alunos de oito secundárias da região.

"Os resultados são alarmantes", reconhece a investigadora Mafalda Bourbon, responsável pelo estudo. Cerca de 35% dos jovens dos 15 aos 18 anos acompanhados tinham já dois factores de risco cardiovascular e outros 12% apresentavam três. Entre os factores de risco mais comuns estão a obesidade, hipertensão e o fumo.

"A grande surpresa foi a prevalência da hipertensão: 11% dos alunos tinham já tensão alta e 28% uma pressão arterial normal alta, ou seja, podem ser considerados pré-hipertensos. É uma barbaridade", diz a investigadora do Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas do Insa.

"Sabemos que 42% dos adultos são hipertensos, mas não esperávamos encontrar uma prevalência tão grande em adolescentes. Estivemos numa escola em que havia um número elevado de crianças com 15/10 e não conseguimos encontrar explicação para esse facto", indica.

Conclusões que justificam que se avance para um estudo nacional, até porque "todas as regiões são diferentes e os resultados não por isso extrapoláveis". As oito escolas que participaram no estudo de prevenção cardiovascular "Coração Jovem" são todas da região de Lisboa - cinco públicas e três privadas.

O excesso de peso e a obesidade foram outros problemas dectectados. Afectam 16% dos jovens que participaram no estudo. Além disso, 13% dos alunos fumavam e destes 8% todos os dias. Apesar de apenas 0,5% terem diabetes, um em cada dez tinha anomalias do metabolismo. A investigadora salienta ainda a existência de 22% de adolescentes com colesterol a rondar os limites. Por fim, 6% tinham pais com problemas cardíacos prematuros.

Com a idade, notou-se também a tendência para os adolescentes começarem fumar e perderem bons hábitos alimentares: cerca de 60% consomem verduras quase todos os dias, mas 23% tomam menos de cinco refeições diárias.

Quanto ao exercício físico, 55% praticam menos de uma hora por semana fora da escola e 55% e 61% passam, respectivamente, mais de uma hora por dia a ver televisão ou sentados frente ao computador ou consola de jogos.

Para os investigadores, os resultados mostram que "cedo se começam a criar condições de risco" para desenvolver problemas cardiovasculares, a primeira cau-sa de morte em Portugal, e que é preciso começar a prevenção mais cedo.

2 comentários:

  1. Muito preocupante esta informação.
    Antes, falo na minha geração, não sabíamos quase nada, mas agora os jovens com tanta informação brincam com a saúde?!

    Acho que algo está a falar, e muito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito preocupante, de facto...

    Eu penso que não são só os Jovens que estão a falhar...É a sociedade no seu todo...A desresponsabilização e o facilitismo estão a "vencer"...

    Abraço

    ResponderEliminar