sexta-feira, 19 de março de 2010

Autismo e Perturbações no Desenvolvimento das Crianças - Palestra

Durante a noite de ontem, dia 18, decorreu uma palestra sobre o tema: Autismo e Perturbações no Desenvolvimento das Crianças. Esta palestra decorreu na Escola Secundária de Odivelas, com a organização do "Mundo Interior".

Como oradores estavam presentes o Dr. Nuno Lobo Antunes, a Escritora Ana Martins e um grupo de alunos do 12.º ano.

Devo confessar que foi com alguma surpresa e muita alegria que assisti a esta palestra numa sala cheia de pessoas ligadas à Educação Especial, Pais e Amigos que de algum modo estavam com "sede" de informação.

O grupo de alunos do 12º ano, começou a palestra com a apresentação do trabalho realizado durante a Área de Projecto. Da apresentação "saltou" a construção de brinquedos bastante apelativos e a construção de uma maqueta com espaços funcionais e adaptados às necessidades desta população.
Sensibilizaram para a diferença e para o respeito dessas diferenças, uma vez que "Diferentes somos Todos, nem melhores, nem piores".
Parabéns, continuem...pessoas e projectos destes fazem falta à nossa Sociedade...

De seguida foi a vez da Escritora Ana Martins, autora do livro: "Autista, quem...? Eu?", começar a sua prelecção. Trouxe até nós o seu testemunho de vida, procurando responder a algumas questões anteriormente lançadas pelos alunos.
Através do seu testemunho de vida revelou uma grande cumplicidade, amor, dedicação e entrega...Podia tentar encontrar muitas palavras para a descrever, mas chega uma...Demonstrou ser MÃE!!!

Chegou a vez do Dr. Nuno Lobo Antunes, conceituado neuropediatra, iniciar a sua prelecção.
Durante a sua prelecção foi notório o seu espírito de humor e o porquê de cativar tantas pessoas. Justificou o porquê de ser um "exemplo", se é que alguma vez alguém duvidou.

O Dr. Nuno Lobo Antunes "viajou pelo tempo" e trouxe-nos alguns exemplos, bem demonstrativos de características específicas de crianças/jovens com Asperger. Falou-nos sobre a diversidade existente neste tipo de Perturbações, comparando essa diversidade a uma constelação de estrelas, onde existem estrelas que brilham mais e outras que brilham menos. Assim são estas crianças, têm áreas muito fortes e áreas mais fracas. Cada criança é um caso e temos de ter em atenção quais os seus traços "mais acentuados".
Apesar da grande variabilidade de comportamentos e de características que estas crianças/jovens apresentam existe uma característica que "normalmente" é comum: as dificuldades na linguagem verbal e não verbal.
O olhar da criança para a mãe é fundamental, não havendo uma relação de cumplicidade entre ambos tudo se torna muito complicado.
Numa altura em que se fala tanto de Bullying, chamou atenção para este fenómeno nesta população em especial, uma vez que em muitas situações, as vítimas são crianças com Asperger.

O Dr. Nuno Lobo Antunes define os Asperger como "tão espertinhos para umas coisas e tão burrinhos para outras", uma expressão tantas vezes utilizada connosco o que revela bem que "diferentes, somos Todos!"

Para terminar, permitam-me a ousadia de fazer uma pequena adaptação ao poema de Rosa Lobato Faria, "Quem me quiser", lido pelos alunos do 12.º ano durante a palestra.

"Quem me quiser...", aceitará a pessoa autista tal como ela é...Respeitando o seu "eu", as suas diferenças...

6 comentários:

  1. E nós estivemos lá, muito atentos e igualmente felizes prof. Nelson. Não foi desta que nos conhecemos pessoalmente, mas será um dia. Desconfio bem que me irá acontecer aquilo que me acontece perante pessoas que me dizem muito: fico meio embasbacada... os sentimentos falam muito mais alto e não digo nada de jeito... apenas sinto...
    (Como ontem, quis conhcer a mãe Ana Martins e seu filho, porque já nos conheciamos daqui... perante eles e o brilho dos seus olhares na cumplicidade que se via entre ambos - que eu tão bem conheço - não consegui fazer mais que abraçá-la e sentir...)
    Grande abraço e até breve.
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Excelente seu blog, de extrema importânia. Convido-lhe a fazer-me uma visita.
    www.educacaoeinclusao.blogspot.com
    Abraços, Michele

    ResponderEliminar
  3. Ainda não foi desta mas estará para breve de certo:)...Eu também desconfio que me irá acontecer o mesmo, aconteceu quando conheci o Vasco...limitei-me a olhar "boca aberta" e a interagir com ele foi algo monumental...

    Grande abraço

    Nelson

    ResponderEliminar
  4. Michele, obrigado pela sua visita e retribuo os elogios...o seu blog está muito bom e passarei mais vezes por lá...

    Abraços
    Nelson

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar, devo-lhe dar-lhe os parabéns pelo seu blog, e por ser um jovem empenhado, pelo que tenho acompanhado apaixonado pelo seu trabalho.
    Em relação a essa palestra , embora não tenha estado presente não dúvido do sucesso, já estive em outras ocasiões com esses dois oradores e levaria a noite toda a descreve-los. Mas apenas em poucas palavras a Ana uma mãe muito especial e também ser humano de excepção ela sabe a admiração e até a empatia que tenho por ela, e o carinho pelo nosso querido Pedro,da Ana de mãe para mãe ficariamos aqui a noite toda rsss.
    O Dr. Nuno, o profissional com esse sentido de humor que é caracteristico dos "Lobos" kkk,
    Se me permite deixo aqui um link da palestra a que assistimos: http://asperger-eu.blogspot.com/2008/12/crianas-que-so-antroplogas-da-sociedade.html,
    bjocas

    ResponderEliminar
  6. Mina o meu muito obrigado pelos elogios.
    Só entendo a minha profissão deste modo...ser professor (deveria) é ser empenhado pelas nossas crianças, é dar um pouco mais de nós a cada uma delas...Pelo menos é assim que eu entendo o que é ser PROFESSOR!!!

    E é claro que permito que deixe aqui o link, este blog também é vosso e só assim posso aprender mais, com as vossas partilhas...

    Muito obrigado

    Um abraço muito sentido

    ResponderEliminar