terça-feira, 23 de março de 2010

Professoras portuguesas ganham prémio internacional com livro «Os Mistérios do Sono»

O livro infanto-juvenil Os Mistérios do Sono, de Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, docentes da Universidade de Lisboa, foi distinguido com um prémio da Associação Mundial de Medicina do Sono.O livro, lançado na passada sexta-feira - Dia Mundial do Sono - pretende "fomentar o alerta para os problemas do sono", disse à agência Lusa Teresa Paiva, explicando que um dos grandes problemas é o sono das crianças e dos adolescentes.

"O que nós tentamos é fazer com que as pessoas estejam sempre atentas ou que haja sempre algo que venha lembrar que é importante que as crianças e os adolescentes durmam", referiu a especialista em assuntos do sono, adiantando que serão ainda lançados mais dois livros sobre a matéria, um no Dia Mundial da Criança e outro no Congresso Europeu do Sono, que vai decorrer em Lisboa.

"O objectivo é fomentar a descoberta e o interesse pelos assuntos, através de histórias que eles têm habitualmente na vida deles, e ensinar os problemas do sono. Há umas experiências que eles são levados a fazer e nas quais aprendem os problemas do sono", explicou a docente.

Este é um livro "que tem um profundo mistério, que é o próprio sono, e um personagem mistério, que só se revela no fim para manter o interesse dos miúdos", embora Teresa Paiva acredite que este livro também é lido por adultos “com agrado”.

O sono dos portugueses

Sobre os distúrbios do sono da população portuguesa, Teresa Paiva disse que "há uns anos atrás sabia-se que 47 por cento dos portugueses adultos não estavam satisfeitos com o seu sono, actualmente os indicadores objectivos são certamente mais complicados".
 
De acordo com a especialista, há vários estudos portugueses que demonstram que a prevalência da insónia é muito grande e que nos estudantes universitários e de liceu há uma grande prevalência de sonolência.
 
Há também uma relação provada entre o sucesso escolar e as horas de sono, sendo que num estudo a mais de 900 estudantes do Instituto Superior Técnico, apurou-se que "os alunos que têm notas acima de 18 dormem muito significativamente mais do que os que têm média de 15, 13 e 10" sublinhou Teresa Paiva.

7 comentários: