terça-feira, 16 de março de 2010

Semana Internacional do Cérebro leva cientistas a cem escolas

Neurocientistas vão procurar desvendar os "segredos" do cérebro junto de cem escolas do país, ao longo da Semana Internacional do Cérebro, que começa domingo e decorre até dia 20, incluindo visitas a laboratórios, exposições e debates.

Organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), a iniciativa tem como tema central o "Cérebro e a Arte" e visa "divulgar junto do grande público, de forma simples e interactiva, os avanços da investigação na área do cérebro e no tratamento das suas doenças", refere uma nota hoje divulgada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Até dia 20, neurocientistas deslocam-se a cerca de uma centena de escolas, do pré-escolar ao universitário, laboratórios científicos abrem-se a estudantes e comunidade em geral e vários espaços públicos recebem exposições, palestras e debates sobre o enigmático órgão que é o cérebro.

Nas escolas, os neurocientistas irão contactar entre cinco e seis mil alunos, através de palestras, debates e jogos, que servirão para responder a questões como: "Será que o cérebro dos artistas é diferente", "O que é que a arte pode desvendar sobre o cérebro" e "Que relação existe entre cérebro, emoção e arte".

Em laboratórios e diferentes unidades de investigação, grupos escolares e cidadãos em geral terão oportunidade de perceber o "cérebro por dentro".

"Os visitantes podem não só ver o que os cientistas podem fazer, mas também perceber a importância do seu trabalho para conhecimentos científicos e desenvolvimentos terapêuticos", disse hoje à Lusa o presidente da SPN, João Malva, investigador e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Com o objetivo de aproximar os cidadãos da neurociência, mostrando como "estudar o cérebro é uma arte", estão programadas exposições, palestras e debates em museus, centros de ciência e espaços públicos, entre os quais o centro comercial Dolce Vita de Coimbra, onde serão inauguradas duas exposições, que marcam o arranque da Semana Internacional do Cérebro, no domingo.

Uma das obras é uma instalação de Mário Cabrita Gil, intitulada "Do espaço e do tempo", uma espiral de 12 metros que mostra e interliga as diversas e complexas estruturas do cérebro.

A sessão solene de abertura da Semana decorre no domingo no Porto, onde neurocientistas e músicos abordarão o tema "Cérebro e arte - exuberâncias da caixa preta".

Um concerto de música barroca, comentado por músicos, neurocientistas e psicólogos, marca o encerramento da Semana Internacional do Cérebro, em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário