terça-feira, 16 de março de 2010

Pequenas grandes coisas

Todos temos um papel relevante na sociedade e cabe-nos a nós, professores, ajudar a marcar a posição de cada um na sociedade... ou, pelo menos, orientar no caminho até lá, seja onde isso for!

Sabendo que é um lugar-comum a expressão usada, serve, no entanto, na perfeição, para classificar a nossa profissão: docentes.

É disto e apenas disto que trata, na realidade, a nossa função de educadores. Pequenas coisas, a começar pelos nossos alunos, pormenores, que fazem com que sejamos a mais importante parte da sociedade. Não querendo de todo ser prepotente e desclassificar todas as outras profissões que fazem de todos uma fracção importante na sociedade, é de referir e relembrar que somos nós que incutimos as bases em todos os grandes homens que futuramente aparecerão e criarão grandes feitos para que o "mundo pule e avance"!

É aqui que entramos nós, marcando de forma peremptória as pequenas vidas que temos todos os dias em mãos, incutindo desde valores a sabedoria ainda não descoberta por eles e projectando neles um futuro esperançoso de grandes conclusões.

O exemplo que escrevo hoje julgo ser relevante para compreenderem onde quero chegar com toda esta prosa que alguns podem pensar que será perfeitamente desnecessária para um conteúdo de um site em que se fala de educação. Não é.

Numa destas manhãs, a falar com os alunos sobre profissões que gostariam de seguir "quando fossem grandes", recebi respostas o mais variadas possível, desde professora, jogador de futebol, engenheiro, cabeleireira, bailarina... até chegar a uma menina que me disse que queria ser auxiliar da Santa Casa da Misericórdia. Estranhei e o meu primeiro pensamento foi de que aquela menina não tinha em si grandes expectativas. Porém, quando lhe perguntei o porquê dessa profissão e me respondeu com cara surpresa por eu não saber, percebi rapidamente e pensei que de todas aquelas crianças esta seria, com certeza, um dos adultos mais felizes:

- "Professora, se eu não for auxiliar da Santa Casa, quem vai cuidar dos meus colegas quando forem velhinhos e precisarem? Algum de nós vai ter que fazer isso, posso ser eu."

Todos temos um papel relevante na sociedade e cabe-nos a nós, professores, ajudar a marcar a posição de cada um na sociedade... ou, pelo menos, orientar no caminho até lá, seja onde isso for!


8 comentários:

  1. Olá Prof. Nelson,
    Pura e simplesmente adoreí este seu post:) Diz tantas e tão importantes coisas; exprime tão bem o papel que eu acredito ser o de um bom Professor... É talvez pedir muito a um professor, mas é possivel ser assim, porque eles exitem - hoje como antes - Sorte a minha só ter tido dos bons! Recordo muitos deles com um carinho imenso e com a noção que também foram preponderantes para a minha formação como pessoa. Por isso hoje, quando oiço determinadas histórias, nem posso acreditar, porque nunca tive maus professores e ainda acredito na sua missão.
    Acredito e a vida vai-me certificando que posso, porque pelo meu caminho, continuam a cruzar-se excelentes seres humanos que também são professores!
    Grande abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Este post é fantástico!! que delicia Nelson!! As nossas crianças são mesmo uma satisafação constante. Só um DOCENTE como tu para captares tão bem esses momentos importantes que vivemos e que nos fazem ser melhores pessoas!!
    Quanto à ilustração...Não sei se sabes...onde pertence???
    Um bj

    ResponderEliminar
  3. Desde já obrigado a ambas pelos comentários...Deixam-me sem palavras!!!
    Eu estou apenas no começo e tento com estes artigos e com colegas e amigas como a Elvira aprender e crescer...Pessoas como a Cristina fazem-me crer que é possível continuar a trabalhar e acreditar nos meus sonhos...Obrigado às duas!!!
    Realmente o artigo é excelente...E as práticas evidenciadas através dele são perfeitamente possíveis, assim haja "bom-senso" e um pouco de Humanidade dentro de cada um...
    Quanto à ilustração, não tenho a certeza, mas penso que é da Luísa Ducla Soares...

    Bjitus

    ResponderEliminar
  4. A ilustração é da Ana Afonso e vais ter que pagar direitos de autor!!!! É a capa CEI 80 (Jan a Abril 2007). http://www.apei.pt/edicoes/cei/?sort=2007
    Q eu saiba a Luisa D. Soares não faz ilustrações! Só as histórias!!!
    Quanto ao coments. Eu também tenho aprendido imenso contigo!! Quanto à Cristina uma pessoa fantástica que nos dá alento!!!
    Bjs aos dois!!

    ResponderEliminar
  5. E o alento que estes queridos professores me dão? Alguém pode imaginar? :)))))))))

    ResponderEliminar
  6. Idem!! Cristina o seu alento é uma fonte inesgotável também para nós!!Um abraço
    Elvira

    ResponderEliminar