quarta-feira, 17 de março de 2010

O poder da relação

Só me ocorre uma palavra para descrever este artigo...Brilhante!!!

Destaquei uma frase no artigo...espero que a encontrem, é, na minha opinião, a lição mais importante a retirar...

"No desempenho da minha actividade profissional tenho constatado que são os professores que estabelecem com os alunos uma relação de maior proximidade que mais sucesso obtêm na sua prática profissional. A proximidade de que falo tem peso e medida...

Para o bem e para o mal quase tudo se constrói a partir das relações que estabelecemos com os outros. É através destas que vamos construindo uma imagem do mundo, do outro e de nós próprios mais ou menos colorida ou a preto e branco.

Recordo frequentemente uma aula na faculdade em que o professor relatava a história de um indivíduo que acompanhava em consulta. Este cometera um homicídio de um familiar muito próximo, não me recordo qual o grau de parentesco, dando posteriormente um tratamento horripilante ao cadáver da vítima. Face ao nosso ar de repúdio o professor imediatamente fez questão de sublinhar que a natureza daquele homem era semelhante à nossa: 'somos todos seres humanos, embora fosse nosso desejo que ele se pudesse enquadrar numa outra espécie'.

Esta foi uma grande lição, na verdade, o que nos diferenciava daquele que tanto repúdio nos causara era provavelmente o facto de termos vivido rodeados de relações e contextos muito diferentes dos daquela pessoa. Aquela reflexão, apesar de aparentemente elementar, ainda me ajuda actualmente a olhar para a realidade de uma forma diferente.

Também numa intervenção terapêutica é fundamental o estabelecimento de uma relação securizante com o cliente. As técnicas de intervenção podem ser excelentes, mas se o estabelecimento da relação falhar tudo o resto com grande probabilidade também falhará. Esta mensagem é transmitida durante cinco anos de formação aos estudantes de Psicologia. Não sei se uma mensagem idêntica é também transmitida na formação de professores. Também para eles o estabelecimento de relações positivas com os alunos é o caminho mais curto para o sucesso escolar.

No desempenho da minha actividade profissional tenho constatado que são os professores que estabelecem com os alunos uma relação de maior proximidade que mais sucesso obtêm na sua prática profissional. A proximidade de que falo tem peso e medida, ou seja, é uma proximidade que leva os alunos a sentirem que são importantes para os professores e que ao mesmo tempo os inibe de quebrar as regras previamente estabelecidas, regras essas que são fundamentais para o bom desempenho de qualquer actividade.

Poderia relatar muitas histórias que demonstram o poder da relação afectiva na melhoria do comportamento e da aprendizagem do aluno. A história que seleccionei, para ilustrar tudo o que referi anteriormente, além de mostrar o poder das relações de proximidade demonstra como o humor e a criatividade são também muito importantes na educação. O protagonista desta história verídica é um aluno muito carenciado económica e afectivamente. A mãe é alcoólica e o pai não assume qualquer responsabilidade pela sua educação. O único que dá algum apoio ao José é um irmão mais velho. O José tem muitas dificuldades de aprendizagem e por isso já repetiu várias vezes o primeiro e o segundo ciclos. O acontecimento que vou relatar passou-se quando este frequentava pela segunda vez o 5.º ano. Para terminar a caracterização do protagonista falta acrescentar que frequentemente tirava os professores do sério em resultado do seu mau comportamento.

A professora Etelvina ministrava a disciplina de História na turma em que este aluno estava inserido. Um dia soube, por um aluno da turma, que o José lhe chamava a 'Bruxa Má'. Após ter conhecimento deste facto chegou à aula e disse: 'Olhem, eu gosto muito de contos infantis, daqueles que metem reis, princesas, anões, príncipes e bruxas. Por isso a partir de hoje eu passo a ser a Bruxa Má e o José o meu Príncipe encantado'. O José, segundo a descrição da professora, ficou todo orgulhoso com aquela designação e passou a ter um comportamento completamente diferente. Convém acrescentar que a professora a partir daquele dia passou a chamar-lhe sempre o 'meu príncipe encantado'.

Para quê mais palavras, esta história diz muito mais do que tudo aquilo que eu quisesse acrescentar..."


De: Adriana Campos

8 comentários:

  1. Já há muito, que através do meu filho aprendi, o imenso poder da relação, da empatia. Penso que é a primeira pedra e o requisito mais básico para o sucesso de qualquer aprendizagem. Com empatia e a construção de uma boa relação, conseguem-se atingir patamares que não se imaginasse. Por isso quando ouço alguns reclamarem da falta de formação, penso que bem pior é a falta de sensibilidade para criar antes de tudo, uma boa relação. A formação é importantíssima, mas valerá pouco sem uma boa relação aluno-professor.
    Abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Concordo Cristina.
    É necessária uma boa formação, nem se questiona...Mas para ser professor, ou melhor, para trabalharmos com crianças é preciso uma empatia e criar laços...
    Sem este facto é impossível sermos professores.
    Admiro-me quando vejo colegas que não conseguem e muitos não querem criar uma relação com as crianças.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Estou muito orgulhosa do bom profissional que és. Gosto de vir aqui e ver a dedicação e amor que colocas nas palavras e como falas sobre o teu trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado priminha:)
    Revejo-me por completo neste artigo, apesar de não ser meu.
    Muito desta dedicação deve-se à minha família e a ti como é óbvio...pelos momentos de brincadeira onde me "aturavas" e fazias lanches:)...

    Bjitus grandes

    ResponderEliminar
  5. Sem mais palavras. Claro que a relação é primordial. ...Mais uma vez um excelente artigo!!

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto, uma lição apreendida!

    Este blog é excelente e tenho-o recomendado...

    ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado Paulinha:)

    Agradeço imenso e espero que continue a sê-lo...

    Abraço

    ResponderEliminar