quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ano lectivo 2010 - 2011: mensagem da Sra. Ministra da Educação

Ando meio perdido sem saber que escrever sobre esta mensagem da Dr.ª Isabel Alçada...

Perdido porque não tenho onde "pegar" em quase 5 minutos de discurso...Discurso pouco convincente, sem uma verdadeira mensagem...Discurso que nada tem a ver com a actual situação do Ensino em Portugal...Discurso fútil e que nada tem a ver com a realidade...

A melhor mensagem que podia passar a todos os Portugueses era que iria haver diálogo...Diálogo com Família, com Escolas...com toda a Sociedade...De forma a unir todos os agentes em torno do mesmo objectivo...As crianças!!!

Por fim, a questão mais importante para mim...Durante quase 5 minutos de discurso não dá uma única palavra às crianças com Necessidades Educativas Especiais e às suas famílias!!! Isto causa toda a minha indignação e revolta...

Defendo que estas crianças devem ser "tratadas" como qualquer outra, daí a Sr.ª Ministra fazer a referência a "todos os alunos"... Deve haver Igualdade para Todos e isso começa por serem iguais em direitos e deveres, sempre respeitando as limitações e os ritmos de cada um...

Mas tinha de haver uma palavra...É muito mau que a responsável pela pasta da Educação não faça uma única referência a estes alunos...a estas famílias que são verdadeiros "super-heróis" pela forma que lutam e vencem no dia-a-dia...

E quando falo em fazer referência às crianças com Necessidades Educativas Especiais, falo também em sensibilizar...porque são muitas as Escolas que recusam alunos por estes serem alunos com NEE...É triste...É triste que ainda hoje haja escolas segregadoras...É triste que ainda hoje haja mentalidades tão retrógradas...E a Sr.ª Ministra, na minha opinião, tinha a obrigação de sensibilizar, alertar para que estes casos deixem de existir...

Muito mais haveria para dizer...Talvez seja eu que sou de outro mundo...Não sei...Mas recuso abdicar dos meus princípios, dos meus ideais...

2 comentários:

  1. Olá Prof. Nelson,
    Queria excusar-me, a mais uma vez dizer o que me vai na alma sobre este comunicado, da Srª. Ministra da Educação de Portugal, e peço que não se aborreça por isso... Já o "denuncieí" no facebook, mostrando toda a minha indignação e só queria agora esquecer o episódio. Mas quero agradecer as suas palavras, o seu apoio, a sua atenção sempre que nos ferem e aos nossos filhos, como a Senhora Ministra o fez aqui. Pudemos contar com o total desprezo da parte desta muito conceituada Senhora, mas contamos e continuaremos a contar, com a força do Nelson, da Elvira, da Fátima, da Emilia, do João e de muitos outros (menos do que eu gostaría), nesta missão de apoio incondicional às crianças com especiais necessidades! É convosco que contamos! O meu muito Obrigada e muita sorte e força para mais um ano de trabalho e dedicação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá...

    É sempre bem-vinda Cristina:)...

    Apenas deixo uma frase que pode servir de alento...

    “Não desistimos, porque as más políticas não são tão fortes como os bons sonhos.”

    Pereira, Mário (2009)

    ResponderEliminar