quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projecto para a inclusão da deficiência ante o Congresso Iberoamericano de Educação

Fundação Mapfre apresenta um projecto para a inclusão da deficiência ante o Congresso Iberoamericano de Educação.

A Fundação Mapfre apresentou no dia 14 de Setembro o ”Projecto iberoamericano para a melhoria da inclusão educativa de alunos com deficiência” ante o Congresso Iberoamericano de Educação: Metas 2021, que se celebrou em Buenos Aires - Argentina.

Segundo informou o director geral do Instituto de Acção Social da fundação, Fernando Garrido, que presidiu a mesa “Educação Inclusiva” no Congresso, o objectivo do projecto é "impulsionar as actividades que facilitem a plena integração de alunos com necessidades educativas especiais". 

O programa "promove e apoia experiências que favorecem a integração de alunos com deficiência" através da criação de um protocolo MAPFRE-OEI que estabelece standards para avaliar e certificar a situação das escolas da região. 

Esta medida irá ser aplicada em centros educativos de todos os países Iberoamericanos e será acompanhada por acções de difusão e sensibilização. 

"Com esta iniciativa pretendemos consciencializar a sociedade e contar com instrumentos técnicos que favoreçam a avaliação e facilitem a inclusão dos alunos com deficiência", assinala Garrido. 

FUNDAÇÃO MAPFRE, criada em 1975, desenvolve as suas actividades através de cinco Institutos (Acção Social, Ciências do Seguro, Cultura, Prevenção, Saúde e Meio Ambiente e Segurança Rodoviária), que estudam e perseguem três objectivos fundamentais: a segurança das pessoas, com especial preocupação pela segurança rodoviária; a satisfação das suas necessidades culturais, e a acção social orientada com particular intensidade a dois sectores: as pessoas com deficiência em Espanha, e a educação integral de crianças e jovens das zonas mais deprimidas da Iberoamérica.

Traduzido por: Carina Oliveira (colaboradora permanente do ajudas.com)

1 comentário:

  1. Que magnífico projecto! Sonhemos então com uma réplica para Portugal. (Dizem que sonhar com muita força, torna os sonhos reais).

    ResponderEliminar