quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Apoio pioneiro ao serviço educativo

"Estamos à frente do nosso tempo", diz o presidente da Câmara da Maia; "somos um exemplo a seguir", diz o vereador da Educação. A Autarquia avança este ano com uma nova modalidade de serviço educativo que toma conta das crianças durante 12 horas.

A Câmara da Maia inaugura este ano lectivo, nas escolas municipais, um serviço pioneiro de acolhimento de crianças no 1.º ciclo do ensino básico que, no agregado das várias modalidades, começa a funcionar às 7.30 horas e se prolonga até às 19 horas.

Trata-se do Serviço de Apoio à Família, para crianças até aos 13 anos, e que vem complementar um outro que já existia desde 2007, mas que só se destinava a crianças em idade pré-escolar (até 3 anos).

Globalmente, os novos serviços estão disponíveis para um universo de 5330 alunos do 1.º Ciclo e 1619 crianças a frequentar o jardim de infância.

“Não tenho como não estar orgulhoso: somos a primeira câmara da Área Metropolitana do Porto com este tipo de serviço”, disse ao JN António Bragança Fernandes, presidente da autarquia cujo lema é “À frente do seu tempo”.

Este novo modelo de acolhimentos complementares, que abrange o intervalo compreendido entre as 7.30 horas e o início das aulas matinais e, posteriormente, com as actividades de enriquecimento curricular, até às 19 horas, é todo ele orientado por 150 técnicos superiores – e não apenas auxiliares de educação, assegura a autarquia.

“Podemos – e devemos – servir de exemplo ao país”, diz por seu lado Nogueira Santos, vereador com o pelouro da Educação na Maia. “Com esta dimensão, para pré-escolares e 1.º Ciclo, num total de 270 turmas, não há nada que se lhe assemelhe”.

As novas funcionalidades de apoio à educação servem as 12 escolas municipais requalificadas, assim como os três novos centros escolares a inaugurar este ano, entre os quais se inclui o moderno módulo de Gueifães/Vermoim (que representou um investimento municipal de 2,5 milhões de euros), a Escola EB1/JI da Estação e a Escola EB1/JI da Gandra.


Sem comentários:

Enviar um comentário