terça-feira, 7 de setembro de 2010

Falar de Síndrome de Down é Falar em Capacidades, Potencial e Felicidade

Artigo escrito por Sandra Morato, autora do livro "Sara, a Luz!", mãe de uma menina com Síndroma de Down. Pode adquirir o livro em www.primebooks.pt


Síndrome Down (Down nome do médico inglês Langdon Down que descobriu este Síndrome). Ter Síndrome Down significa que cada célula do corpo tem 47 cromossomas (é assim que se chama aqueles pequenos pacotinhos que contem toda a nossa informação genética) em vez de 46 qualquer pessoa “normal”.


Síndrome Down não é uma doença (muito menos contagiosa), é uma anomalia genética, por isso não tem cura. É como quando se está a fazer um bolo e ao bater as claras em castelo, cai um pouco de gema, as claras não sobem. Assim é com a Trissomia 21, na divisão das células quando o óvulo foi fecundado um dos pares de cromossoma em vez de ter 2, agarrou mais 1 e ficou um par de 3 cromossomas = trissomia 21. È afinal de contas ter um cromossoma a mais no par 21 que tem três cromossomas, ou seja ou dois do pai e um da mãe, ou dois da mãe e um do pai.


Pessoas com Síndrome Down também não são mais perigosas ou loucas do que as pessoas sem Síndrome. Não são doentes. Não são atrasados. Adoecem como as outras pessoas, algumas são mais sensíveis que outras. São por norma crianças mais sensíveis ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, em especial quando descem, arrefecem com muito mais facilidade e intensidade, podem nascer com outras patologias associadas, sendo a cardiopatia a mais comum, que pode ou não ser tratada e corrigida, de resto, brincam, riem, traquinam, aprendem, caiem, choram e reclamam, como aliás qualquer criança. Devido a este quadro, são por vezes, mais lentos em certas coisas, aprendem tudo, também mais tarde na escola, aprendem a ler, a escrever e a fazer contas. Precisam, é de mais tempo, persistência e trabalho. Mas as crianças, sendo todas iguais no seu estatuto de criança, ou deveriam, são todas diferentes entre si, e numa turma não há dois alunos iguais, (nem sendo gémeos)! Algumas são mais rápidas que outras na aprendizagem e no desenvolvimento global, estas crianças quase sempre são mais lentas nas aquisições, aprendizagens e desenvolvimento em geral. As pessoas que vão estar com estas crianças, em casa, na escola, na vida prática e activa é que é que têm de ter mais paciência para ensinar e respeitar, que crianças assim, por vezes aprendem mais devagar que os outros meninos, mas até há crianças sem deficiência com muitas dificuldades de aprender e nem por isso deixam de ser crianças.


Também é errado falar de Mongolóides ou pessoas mongolóides. Pessoas com Síndrome Down têm por vezes os olhos mais rasgados, mas não pertencem, por isso, ao respeitável povo mongol. Muitas destas crianças quando forem crescidas vão querer e poder viajar muito, e talvez nessa altura, visitem a Republica Popular da Mongólia e encontrem lá mongóis com Síndrome de Down.


O convívio entre crianças com deficiência e sem deficiência, vai conduzir à educação na diferença, pois as que obtém as aquisições, aprendizagens e desenvolvimento mais rápido vão aprender a respeitar as que têm mais dificuldades e limitações em alcançar os mesmos patamares ou similares, e as crianças com deficiência vão constantemente a receber estímulos por parte das outras que vão fazer com que a sua evolução seja significativamente melhor, e mesmo as pequeníssimas conquistas, serão grandiosas etapas respeitadas, valorizadas e aplaudidas pelo grupo. Acima de tudo vão descobrir entre si, no seu grupo social, que são todos diferentes uns dos outros e o mais importante é que todos, independentemente de se chamarem Sara, Francisca, Miguel ou um outro nome qualquer, podem-se divertir e interagir juntos, começando na família, na ama, na creche, relacionando-se bem, aprenderem muito e serem grandes amigos para a vida.


Falar de Síndrome de Down, é de facto falar de Capacidade, Potencial e Felicidade, não fechem as portas a estas crianças, só porque têm a deficiência estampada no rosto, aliás não fechem as portas a nenhuma criança com deficiência, vejam para além do que a visão alcança, e dêem uma oportunidade de igualdade, aceitando-as, com a normalidade, naturalidade, solidariedade e Respeito que merecem.


“Porque o caminho faz-se caminhando, vendo para além do que a visão alcança tendo o Céu como Limite!”


Por tudo isto nasceu o livro “Sara, a Luz!”, a minha partilha sobre o meu fantástico desafio de ser mãe de uma menina com Síndrome de Down.


Aceda a http://www.ajudas.com/notVer.asp?id=4418&src=destaque e fiquem a conhecer um pouco deste testemunho, que pretendo que seja mais uma ferramenta, na construção de um caminho, rumo ao futuro, onde Inclusão, Integração e Respeito sejam realidades consolidadas.


Sempre que um bebé com Sindrome de Down nascer, ou for diagnosticado no diagnóstico pré-natal, contactem de imediato o Dr. Miguel Palha, pediatra do desenvolvimento e pai de uma Teresa com Sindrome de Down e 24 anos, através dos seguintes contactos:


Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil


Centro Comercial da Bela Vista, Avª. Santo Condestável, Via Central de Chelas 1900-806 Lisboa


Telefone: 21-839 42 22 (Não esquecer de mencionar o diagnóstico pré-natal ou que a criança nasceu com Trissomia 21, pois é dada prioridade máxima)


Tlmvl: 91-814 16 15





Emails: miguelpalha@diferencas.net luisacotrim@diferencas.net – assistente directa do Dr. Miguel Palha


Site: www.diferencas.net
Blog: pais21.blogspot.com


Bem Haja,
Por: Sandra Morato
In: http://www.vounascer.com/?ref=sindrome_de_down

3 comentários:

  1. Um abraço... um grande abraço!!! Não encontro as palavras para agradecer o excelente trabalho de pesquisa, divulgação... partilha pessoal que fazem! E quão útil ela é!

    Bom dia!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado...é importante saber que somos úteis...estas palavras só me encorajam a fazer cada vez mais...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Sou professora e já recebi nas minhas turmas crianças com vários síndromes, sentindo-me privilegiada por as ajudar a crescer e ser felizes. Aqui, "bebo" cada palavra, vejo muitas soluções e revejo-me em muitos sonhos. Vou ter duas crianças autistas, uma hiperactiva, com défice de atenção e um menino com o síndrome de Down, este ano, na minha direção de turma...espero saber "estar à altura"!

    ResponderEliminar