domingo, 26 de setembro de 2010

Equipa móvel de apoio a crianças deficientes comemora um ano e apresenta mascote

A equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e IntervençãoPrecoce (EMDIIP) que apoia atualmente 80 crianças comnecessidades especiais celebrou um ano com a apresentação do Edi, uma mascote que pretende dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pela associação.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) foi criada em 2009, para “dar resposta terapêutica a crianças dos zero ao 12 anos com desvio de desenvolvimento”, explicou o presidente da EMDIIP, André Rica.

A equipa móvel é atualmente formada por um fisioterapeuta, um psicólogo clínico, dois terapeutas da fala e cinco técnicos dereabilitação psicomotora que se deslocam até à escola, ou a casa das crianças, para prestar acompanhamento.

“Isto é uma grande diferença relativamente ao que tem sido feito até hoje, porque as famílias não têm de quebrar a sua rotina diária para sair do trabalho e ir até um centro de desenvolvimento. Somos nós que nos deslocamos até à escola para fazer a terapia”, adiantou o mesmo responsável.

Este ano, a EMDIIP acolheu perto de 80 crianças e tem já 120 inscrições para o próximo ano, um número que “pode aumentar sempre que for preciso”.

O contacto com a EMDIIP é feito normalmente através das escolas e, por isso, a associação resolveu criar o Edi, um boneco de braços abertos que representa o acolhimento que se quer dar às crianças.

“O Edi é um símbolo de todas as crianças que atendemos, crianças que podem ser especiais, mas não estão sozinhas, mas serve também para as pessoas saberem, quando virem uma bandeira do Edi, que aquela escola tem condições para receber estas crianças com necessidades especiais”, declarou André Rica.

Tal como em outras IPSS, o pagamento dos serviços é feito em função dos IRS das famílias.


Sem comentários:

Enviar um comentário