terça-feira, 21 de setembro de 2010

Hospitalcuf descobertas promove acção de formação gratuita para pais e educadores


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Surdo, o hospitalcuf descobertas promove um workshop gratuito sobre surdez infantil, no dia 25 de Setembro, das 10 às 12 horas, na biblioteca do hospital.

“Esta sessão formativa pretende promover o diálogo entre médicos, educadores e pais, com vista a esclarecer dúvidas e ajudar a fazer face a esta patologia, que tem um impacto significativo na vida das crianças”, refere Ana Serrão Neto, Coordenadora do Centro da Criança do hospitalcuf descobertas.

O diagnóstico da surdez infantil, a importância do rastreio auditivo, o impacto do défice auditivo no desenvolvimento da criança e a intervenção de terapia da fala são os principais temas em debate nesta iniciativa.

De acordo com Filipe Glória e Silva, pediatra do hospitalcuf descobertas, a propósito do rastreio auditivo “a intervenção precoce melhora a qualidade de vida das crianças com problemas auditivos, facilita o desenvolvimento da comunicação e a interacção social. Por isso, é importante que todos os recém-nascidos façam o rastreio auditivo neonatal, que permite o diagnóstico de surdez até aos 3 meses e iniciar a intervenção antes dos 6 meses.”

“A surdez é uma das anomalias congénitas mais frequentes, estando presente em 2 a 4 de cada 1000 recém-nascidos, com diferentes graus de severidade (de ligeira a profunda ou total). Estima-se que metade dos casos de surdez em bebés seja determinada por alterações genéticas, habitualmente recessivas, transmitidas pelos pais. Nos outros bebés, pode estar associada a infecções adquiridas no útero, asfixia ao nascer, prematuridade e baixo peso, meningite, certos medicamentos e situações de internamento prolongado à nascença”, conclui o pediatra Filipe Glória e Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário